Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8853
Tipo: doctoralThesis
Título: Contradição e violência em torno da política criminal e penitenciária brasileira: uma análise a partir da fundação jurídico-normativa e da execução da pena
Autor(es): Almeida, Bruno Rotta
Orientador: Rocha, Álvaro Filipe Oxley da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: POLÍTICA CRIMINAL
SISTEMA PENITENCIÁRIO
EXECUÇÃO PENAL
CONTRADITÓRIO (DIREITO)
VIOLÊNCIA (DIREITO)
DIREITO
Resumo: A tese visa analisar o descompasso que há entre a disposição normativa e a aplicação diversificada e diferenciada da lei de execução penal no Brasil. Para tanto, examina a fundação da norma pela racionalidade moderna, a participação do jurista na construção do Estado, bem como o aspecto totalizador e unificador da norma. A seguir, exibe o desenvolvimento do ordenamento punitivo ocidental contemporâneo, apresenta os precedentes carcerários da moderna prática penal. Após, o trabalho analisa os fundamentos e a constituição da norma de execução penal no Brasil. Busca, em seguida, estudar a diversificação e fragmentação da aplicação da norma de execução penal no Brasil, por meio de informações penitenciárias de acordo com os entes federativos escolhidos. Ainda, realiza uma abordagem comparativa da legislação de alguns entes federativos sobre execução penal. Por fim, a tese busca explorar as causas do hiato apresentado (fundação da norma versus aplicação da norma), a ilusão totalizadora frente à diferença e a violência dos impactos dessa contradição na contemporaneidade.
La tesis tiene como objetivo analizar la brecha que existe entre la ley y la aplicación diversa y diferenciada de la ley de ejecución penal en Brasil. Por lo tanto, examina el fundamento de la ley en la racionalidad moderna, la participación del jurista en la construcción del Estado y el aspecto unificador de la norma. A continuación el trabajo muestra el desarrollo del sistema punitivo occidental contemporáneo y las ideas sobre la prisión. Se analizan también los fundamentos y la constitución de la norma de ejecución penal en Brasil. Después el estudio hace el análisis de la diversidad y la fragmentación de la aplicación de la norma de ejecución penal en Brasil a través de informaciones de los centros penitenciarios. También hace un enfoque comparativo de la legislación de ejecución penal de algunos estados de la Federación. Por último, la tesis tiene como objetivo estudiar las causas de la diferencia presentada (fundación de la norma versus aplicación de la norma), la ilusión frente a la diferencia y la violencia del impacto de esta contradicción en la sociedad contemporánea.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8853
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000480056-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial156,7 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.