Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9028
Tipo: doctoralThesis
Título: Práticas pedagógicas de leitura e escrita: um estudo investigativo no ciclo da alfabetização
Autor(es): Ebert, Síntia Lúcia Faé
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: ALFABETIZAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL
LEITORES - FORMAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Resumen: A presente Tese de Doutorado em Educação está inserida na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEdu/PUCRS) e apresenta um estudo que buscou investigar as práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas no ciclo da alfabetização, ou seja, nos três primeiros anos do ensino fundamental, em uma escola pública que apresentou resultados favoráveis em uma Avaliação Nacional que avalia o nível de aprendizagem e o fluxo escolar dos estudantes – o IDEB. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual de ensino que obteve, entre as escolas públicas pertencentes ao município de Porto Alegre, uma avaliação favorável no IDEB divulgado no ano de 2013. A escolha dessa escola para a realização da pesquisa teve como critério a opção pela busca de boas práticas de leitura e escrita desenvolvidas no ciclo da alfabetização. O marco teórico que orientou o estudo esteve baseado, principalmente, em autores como Carvalho (2008), Fernandes (2008), Ferreiro (1993, 2001, 2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2005, 2011), Morais (2012), Mortatti (2000), Russo (2012), Soares (2006, 2008) e Solé (1998). Em termos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na perspectiva de Lüdke e André (2013). Os participantes da pesquisa foram três (3) professoras, de três (3) turmas, 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e as respectivas turmas dessas professoras.Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, desenvolvida ao longo de trinta e oito (38) aulas, distribuídas entre as três turmas investigadas e registradas em diário de aula; entrevistas semiestruturadas aplicadas às três professoras que participaram da pesquisa e análise documental dos Planos de Estudo, destinados para as três turmas. A análise dos dados foi desenvolvida a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e identificou três categorias de análise: a) leitura e escrita no ciclo da alfabetização: do ensino das primeiras letras à leitura e à escrita fluente de textos; b) a ludicidade no ciclo da alfabetização; c) aprendizagens que ultrapassam os conteúdos escolares, sendo que cada uma das categorias se dividiu em subcategorias. Através das análises realizadas, tendo como base o referencial teórico que deu suporte para esta Tese, os materiais de pesquisa e as inferências da pesquisadora, é possível constatar que há, na escola investigada, um ciclo de alfabetização bem estruturado quanto às práticas pedagógicas de leitura e escrita; um ambiente favorável para o desenvolvimento das aulas, bem como o apoio da gestão escolar nos processos pedagógicos. Conclui-se também que, para a realização de práticas pedagógicas significativas de leitura e de escrita, faz-se importante um trabalho pedagógico que tenha como objetivo trabalhar para que a criança tenha a possibilidade de concluir o primeiro ano lendo e com uma escrita alfabética. Aos anos seguintes que completam o ciclo da alfabetização, espera-se a continuidade do trabalho que envolve a leitura, a escrita e a produção textual, de forma lúdica e com qualidade.
This Doctoral Dissertation in Education is part of the research line Training, Policies and Practices in Education, of the Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PPGEdu / PUCRS), and presents a study that investigated the pedagogical practices for the teaching of reading and writing developed in the literacy cycle, i. e. the first three years of elementary education in a public school that showed favorable results in a National Assessment that evaluates the level of learning and school flow of students - the IDEB. The research was conducted in a public school of the State Network that obtained, among public schools belonging to the municipality of Porto Alegre, a favorable assessment in the IDEB released in 2013. The choice of this school for the research was for its good reading and writing practices developed in the literacy cycle. The theoretical framework that guided the study was based primarily on authors such as Carvalho (2004), Fernandes (2008), Ferreiro (1993, 2001, 2012), Ferreiro and Teberosky (1999), Freire (2005, 2011), Morais (2012), Mortatti (2000), Russo (2012), Soares (2006, 2008) and Solé (1998). Methodologically, a qualitative research was done; a case study was developed in the perspective of Lüdke and André (2013). The participants were three (3) female teachers, of three (3) classes, 1st, 2nd, and 3rd years of elementary school and the students of these teachers. The research instruments used for data collection were participant observation, developed over thirty-eight (38) lessons, distributed in the three groups investigated and recorded in the class diary; semi-structured interviews applied to three teachers who participated in the research, and documentary analysis of the Study Plans intended for the three groups.Data analysis was developed from the content analysis (BARDIN, 2011), and three categories of analysis were identified: a) reading and writing in the literacy cycle: from teaching the first letters to fluent text writing and reading; b) playfulness in the literacy cycle; c) learning beyond the school curriculum; being each category divided into subcategories. Through these analyses, based on the theoretical framework that supports this dissertation, on the research materials, and on the researcher’s inferences, it is clear that there is, in the investigated school, a well-structured literacy cycle regarding pedagogical practices of reading and writing; a favorable environment for the development of the lessons, as well as support of the school management in pedagogical processes. Another conclusion is that for the carrying out of significant pedagogical practices of reading and writing, it is important to have a pedagogical work that aims to favor the child’s completion of the first year being able to read and having an alphabetic writing. In the following years that complete the literacy cycle, the work that involves reading, writing and text production in a playful manner and with quality is expected to continue.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9028
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000480840-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,55 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.