Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9493
Tipo: doctoralThesis
Título: Um método de aprendizagem baseada em desafios: um estudo de caso em ambientes de desenvolvimento de aplicativos
Autor(es): Santos, Alan Ricardo dos
Orientador: Fernandes, Paulo Henrique Lemelle
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: DISPOSITIVOS MÓVEIS
ENGENHARIA DE SOFTWARE
INFORMÁTICA
Resumen: The development of mobile applications is a growing market since when the first distribution platforms from large IT companies emerged. The development platforms constantly change with additions of new hardware and software features organized in different frameworks, which motivates the fact of being scalable application development to keep up with the constant plataform updates. Determining the best way to prepare developers for this emerging software industry is a challenge. There is a need for identifying and building a consensus around success practices in mobile application learning and development environments. This thesis has as main objective to propose a method to support application development training through challenge based learning and agile practices. This research methodology was organized into three research phases. In phase one, the best practices for mobile application development in the literature have been identified. From these results, in phase two a preliminary method integrating challenge based learning and agile practices was proposed. Also, this step carried out a field study in order to understand the mobile application development environment, as well as to map advantages and drawbacks, identifying the method feasibility, providing a set of lessons learned. In phase three a case study was conducted in four universities in different regions of Brazil, this study allowed to apply the method and to understand its use in different regions and generated a set of improvement opportunities, best practices and recommendations. The adoption of this method presented results in terms of knowledge gain perception and also resulted on mobile application projects delivered to the market.
O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis é um mercado crescente desde quando surgiram as primeiras plataformas de distribuição de grandes empresas. As plataformas de desenvolvimento mudam constantemente com adições de novos recursos de hardware e software organizados em diferentes frameworks, o que motiva o fato do desenvolvimento de aplicativos ser escalável para acompanhar as constantes atualizações de plataforma. Determinar a melhor maneira de preparar desenvolvedores para esta indústria de software emergente é um desafio. Há uma necessidade de se identificar e construir um consenso em torno de práticas de sucesso em ambientes de aprendizagem e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Esta tese tem como objetivo geral propor um método de apoio ao treinamento de desenvolvimento, através de uma abordagem baseada em desafios e práticas ágeis, em um ambiente de ensino e desenvolvimento de aplicativos. A metodologia de pesquisa foi organizada em três fases de investigação. Na fase um, foram identificadas as melhores práticas para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na literatura. A partir destes resultados, na fase dois foi construído um método preliminar integrando a aprendizagem baseada em desafios e práticas ágeis. Nessa etapa também foi realizado um estudo de campo a fim de compreender o ambiente de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, bem como para mapear vantagens e desvantagens, identificando a viabilidade do uso do método, gerando um conjunto de lições aprendidas. Na fase três um estudo de caso foi realizado em quatro universidades de regiões distintas do Brasil, este estudo permitiu aplicar o método e compreender o seu uso em diferentes regiões, gerando um conjunto de oportunidades de melhoria, melhores práticas e recomendações. A adoção deste método apresentou resultados em termos de percepção de ganho de conhecimento e também resultou em projetos de aplicativos entregues ao mercado.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9493
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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