Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/9586
Tipo: masterThesis
Título: O elegante sport: conexões entre a moda, a modernidade e o ciclismo em Porto Alegre (1895-1905)
Autor(es): Santucci, Natália de Noronha
Orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: MODA - HISTÓRIA
VESTUÁRIO
CICLISMO
HISTÓRIA
Resumo: Esta dissertação aborda os primórdios da prática do ciclismo em Porto Alegre (1895-1905) e o vestuário utilizado por seus adeptos, ambos sob a perspectiva de processos de moda. A moda, entendida como um fenômeno social sem conteúdo específico, se insere em diversos campos da vida coletiva. Embora as aparências pessoais sejam sua expressão mais clara, a moda contempla também os comportamentos. Busca-se contextualizar a chamada moda do ciclismo , que se espalhou pelo Ocidente no final do século XIX, desde os grandes centros europeus até as províncias. Nessa época, o desenvolvimento de novos modelos de bicicleta viabilizou o uso do veículo por indivíduos com perfis variados como homens mais velhos e mulheres. A difusão da nova prática demandou roupas adequadas, uma vez que não era possível pedalar utilizando os trajes adequados para mostrar-se em público na época. Desta maneira, diversas propostas de vestuário foram apresentadas, causando reações diversas o traje feminino composto por calças, por exemplo, gerou polêmica por aproximar-se de um desafio simbólico aos papéis de gênero, determinados rigidamente no período. A união de ciclistas em clubes estimulou, por sua vez, a adoção de uniformes. Em Porto Alegre, no decênio selecionado, houve duas associações importantes a União Velocipedica de Amadores e a Radfahrer Verein Blitz a partir das quais a moda será considerada em seu duplo aspecto nos hábitos e na indumentária. Serão analisados os discursos sobre as roupas de ciclista presentes em periódicos brasileiros da época e seu uso pelos porto-alegrenses que partilhavam o gosto pela bicicleta, a partir de indícios fornecidos pela imprensa e pela fotografia. Em síntese, serão discutidas as conexões entre a moda, a modernidade e o ciclismo em Porto Alegre.
This thesis covers the beginning of the cycling practice in Porto Alegre (1895-1905) and the clothes used by its adepts, both under the perspective of fashion. Fashion, understood here like a social phenomenon without specific content, is present in many fields of the social life. Even though personal looks are its clearer expression, fashion also covers behaviors. It seeks to contextualize the called "cycling fashion", which spreaded along the occident at the end of the XIX century, from the big European centers to the small provinces. In this time the development of new types of bikes made it possible for more people to use it - like older men and women. The new practice diffusion demanded appropriate clothing, since it wasn’t possible to ride these bikes using the suitable clothes of the time. Because of this many proposals of new clothes were presented, causing different reactions - the female clothing, for instance, created controversy for being close to a symbolic challenge to the gender roles, strongly set by that time. The cyclists unions encouraged the adoption of uniforms. In Porto Alegre, on the selected 10 years timeframe, there were two important associations - the União Velocipedica de Amadores and the Radfahrer Verein Blitz - from where fashion will be considered on its two aspects - the habits and the clothing. This paper will analyze speeches about the cycling clothes present on Brazilian newspapers in that time and how it was used by the people from Porto Alegre that shared the love for bikes, from evidences provided by the press and photography. In short, it’ll be discussed the connections between fashion, modernity and cycling in Porto Alegre.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9586
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