Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9609
Tipo: masterThesis
Título: Estudantes bolsistas PROUNI e o curso de pedagogia da PUCRS: do acesso à permanência
Autor(es): Santos, Ângela Ribas dos
Orientador: Salata, André Ricardo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PEDAGOGIA - ENSINO SUPERIOR
ENSINO SUPERIOR - BRASIL
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO
Resumo: A presente pesquisa buscou evidenciar as dificuldades enfrentadas por estudantes bolsistas do Prouni para permanecer no ensino superior. O objeto desse estudo foram estudantes do curso de Pedagogia, em uma Instituição de ensino superior privada de Porto Alegre. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo e os dados foram considerados através da análise de conteúdo. A análise das informações obtidas evidenciou que a principal dificuldade encontrada por esses estudantes está relacionada à falta de tempo para se dedicar aos estudos, seguido de dificuldades materiais para permanecer na universidade. Além disso, a pesquisa identificou semelhanças entre os dados dos estudantes bolsistas e não bolsistas. Concluímos que não existe uma diferença significativa entre esses dois públicos, por acreditarmos que o perfil desses estudantes pertence a um novo público que está ingressando no ensino superior privado. Essa abertura está atrelada ao investimento em políticas públicas que passou a oportunizar a democratização do acesso ao ensino superior, facilitando, dessa forma, o acesso à universidade por um público oriundo de famílias populares.
This research focuses on highlight the difficulties faced by Prouni scholarship students, to remain in higher education. The object of this study were students of Faculty Education at a private higher education institution in Porto Alegre. The research has the focus on quantitative and qualitative analysis, and the data is considered by content analysis. The analysis of the information obtained, showed that the main difficulty for these students is related to the lack of time to devote to studies, followed by material difficulties to stay in college. Also, the survey identified similarities between scholarship and non-scholarship students. We conclude that there is no significant difference between these two groups, we believe that the profile of these students belongs to a new audience that is entering the private higher education. This openness is linked to investment in public policies that began to create opportunities to democratize access to higher education, facilitating, thus, access to university for a public, coming from popular families.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9609
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000482390-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.