Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/9702
Type: doctoralThesis
Title: O significado de "boas práticas" de ensino e sua interface com a docência universitária
Author(s): Vieira, Cristiane Ramos
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2016
Keywords: PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Abstract: A contemporaneidade é marcada por desafios cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, quer seja nos contextos individuais, coletivos, informais ou profissionais. São intensos e dinâmicos os processos de mudanças e inovações incorporados ao dia a dia dos indivíduos e esta tendência é facilmente percebida no âmbito da educação superior, que, desafiada a se transformar para atender às necessidades da nova configuração social que se apresenta, passa por um movimento bastante intenso de discussão sobre seu sentido e suas funções. Esta pesquisa, que tem por problema: Qual o significado de “boas práticas” de ensino e como esse conceito se reflete na ação docente, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e os sujeitos do estudo foram seis professores de graduação de uma universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Respondendo ao problema desta pesquisa, o significado que o professor dá ao conceito de boas práticas reflete na prática desse professor no momento em que ele reproduz aquilo que considera assertivo e que é bastante particular, pela sua experiência na área específica, pela avaliação que recebe dos alunos e por sua própria concepção do que seja aprender e ensinar. O estudo também aponta a necessidade de uma reflexão sobre essa prática, proposta pela equipe pedagógica, através da Pedagogia Universitária, em um espaço de formação que contemple o movimento de “ação-reflexão-ação”, em consonância com as próprias políticas de ensino da instituição pesquisada.
Contemporary world is marked by challenges increasingly present in daily life, whether in individual contexts, collective, informal or professional. It is intense and dynamic the process changes and innovations incorporated into the daily life of individuals and this trend is easily seen in the context of high education, which challenged to transform to meet the needs of the new social setting that appears, goes through a quite intense movement of discussion about its meaning and its functions. This research, which has the problem: What is the meaning of "good practices" in teaching and how this concept is reflected in teaching activities, characterized by a qualitative approach and the study subjects were six graduate teachers of a University of Vale dos Sinos, in Rio Grande do Sul. Responding to the problem of this research, meaning that the teacher gives the concept of best practices reflected in the practice of this teacher when he reproduces what he considers assertive and that is quite particular for its expertise in the specific area, the evaluation received from students and his own conception of the learning and teaching. The study also points out the need for a reflection on this practice, proposed by teaching staff through the University Education in a training space that includes the movement of "action-reflection-action" in line with their own education policies institution researched.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9702
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000482647-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo741,17 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.