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Tipo: doctoralThesis
Título: Práticas pedagógicas em educação infantil: princípios e propostas, o que não pode faltar?
Autor(es): Herbertz, Dirce Hechler
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: EDUCAÇÃO INFANTIL
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta investigação apresenta a temática Práticas Pedagógicas em Educação Infantil. Para tanto, problematizamos a seguinte questão: Em se tratando de práticas pedagógicas em Educação Infantil, que princípios e propostas não podem faltar? As questões norteadoras deste estudo foram: 1. De que forma os professores organizam o ensino junto a crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil, levando-se em conta o planejamento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação? 2. Quando e como ocorre a prática de reflexão sobre a própria ação docente no cotidiano dos professores pesquisados? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as práticas pedagógicas no contexto de duas turmas (nível III e IV) de Educação Infantil considerando as demandas das dimensões do planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações, entrevista semiestruturada e diários de aula na perspectiva de Zabalza (2004). A análise de dados foi realizada com base na teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). As teorias que fundamentam o trabalho se alinham aos estudiosos em formação de professores e práticas pedagógicas em Educação Infantil, discutindo a relação entre os saberes teóricos e práticos da ação pedagógica e reflexão sobre sua própria prática docente.Como resultados desta pesquisa podemos indicar que o trabalho pedagógico deve levar em conta o interesse das crianças; os projetos de trabalho pedagógico devem abranger todas as áreas do conhecimento; o planejamento e trabalho docente devem alinhar-se ao Projeto Político Pedagógico da escola; a flexibilidade no planejamento; a organização do ensino; a valorização das diferentes linguagens; o reconhecimento e respeito à singularidade e à diversidade das crianças; a relação constante entre teoria e prática; o comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo; o registro e reflexão sobre a própria prática pedagógica; a avaliação mediadora e formativa.
This research presents the theme Pedagogical Practices in Early Childhood Education. Therefore, we question the issue: What should be taken into account when it comes to discussing planning, teaching, learning and assessment in Early Childhood Education? The guiding questions of this study were: 1. How teachers organize teaching with children from 4 to 5 years old in Early Childhood Education, taking into account the planning, teaching, learning and assessment? 2. When and how is the practice of reflection on own teaching activities in the daily lives of teachers surveyed? This is a qualitative research, characterized as a case study aimed to analyze the pedagogical practices in the context of two classes (level III and IV) Early Childhood Education considering the demands of the dimensions of planning, teaching, learning and assessment. The instruments used for data collection were observations, semi-structured interview and daily lesson in perspective Zabalza (2004). Data analysis was based on the theory of content analysis (Bardin, 2010). The theories behind the work line up to students in teacher training and pedagogical practices in Early Childhood Education, discussing the relationship between theoretical and practical knowledge of pedagogical action and reflection on their own teaching practice.As results of this research we can indicate that the pedagogical work must take into account the interest of the children; Pedagogical work projects should cover all areas of knowledge; Planning and teaching work should be aligned with the School's Political Pedagogical Project; Flexibility in planning; The organization of teaching; The valuation of the different languages; Recognition and respect for the uniqueness and diversity of children; The constant relationship between theory and practice; The commitment of all those involved in the educational process; The recording and reflection on the pedagogical practice itself; The mediating and formative evaluation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9703
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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