Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/9862
Tipo: masterThesis
Título: Gênero, corpo e beleza no discurso publicitário: uma análise semiolinguística de anúncios direcionados à mulher
Autor(es): Viegas, Paula Rickes
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PUBLICIDADE
MULHERES - QUESTÕES SOCIAIS E MORAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: Buscando reconhecer as estratégias discursivas que estão sendo utilizadas em anúncios publicitários direcionados à mulher, o presente estudo se propõe a realizar uma análise semiolinguística, com o intuito de refletir sobre a publicidade persuasiva e suas marcas de gênero. A publicidade é reconhecida enquanto instância de produção, responsável pelos efeitos de sentido possíveis, que opera pelas lógicas econômica, tecnológica e simbólica. O recorte do objeto a ser analisado foi realizado de modo a abranger aspectos populares do consumo brasileiro. E por essa razão a escolha recaiu sobre a televisão e o varejo de moda, como meio e segmento a serem observados. A coleta dos anúncios foi realizada na TV Globo, em março de 2016, através de uma busca por anúncios que se direcionassem às mulheres. Foi então que o segmento de moda – representado pelas lojas Marisa, Renner e Riachuelo – se destacou e se apropriou de discursos significativos em relação ao objetivo deste estudo. A pesquisa se estrutura a partir de dois capítulos teóricos, sendo um sobre o discurso publicitário através de uma abordagem teórico-metodológica e outro sobre o gênero. Neste segundo capítulo, são abordados conceitos como performatividade do gênero, subjetividade do corpo e mito da beleza. Sempre com o objetivo de refletir sobre o objeto analisado. No terceiro capítulo, são analisados três anúncios comerciais através do método semiolinguístico – que considera três níveis, propostos por Charaudeau: situacional, comunicacional e discursivo. Por fim, é reconhecida a condição de “contrastividade”, apontando diferenças e constantes nos anúncios analisados, colaborando para a interpretação dos resultados da análise.Pode-se perceber que, mesmo tentando romper com certos discursos tradicionais a respeito da mulher, ainda assim a publicidade não consegue se desvincular de estratégias discursivas antigas e tradicionais na sedução e persuasão deste público, sobretudo em se tratando de televisão.
Seeking to recognize the discursive strategies that are being used in advertisements aimed at women, the present study proposes to perform a semiolinguistic analysis, with the intention of reflecting about persuasive advertising and its gender marks. Advertising is recognized as an instance of production, responsible for the possible effects of meaning, which operates by economic, technological and symbolic logics. The cutting of the object to be analyzed was made in order to cover popular aspects of Brazilian consumption. And for this reason the choice fell on television and the fashion retail, as a means and segment to be observed. The ads were collected on TV Globo in March 2016 through a search for ads that targeted women. It was then that the fashion segment - represented by the stores Marisa, Renner and Riachuelo - stood out and appropriated significant speeches in relation to the objective of this study. The research is structured in two theoretical chapters, one about the advertising discourse through a theoretical-methodological approach and another about the gender. In this second chapter, concepts such as gender performativity, the subjectivity of the body and myth of beauty are approached. Always aiming to reflect on the analyzed object. In the third chapter, three commercial ads are analyzed through the semi-linguistic method - which considers three levels, proposed by Charaudeau: situational, communicational and discursive. Finally, the condition of "contrastiveness" is recognized, pointing out differences and constants in the ads analyzed, collaborating to interpret the results of the analysis. It can be noticed that, even trying to break with certain traditional discourses about women, advertising still can not dissociate itself from old and traditional discursive strategies in the seduction and persuasion of this public, especially in the case of television.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9862
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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