Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/9930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.authorCardoso, Aline de Oliveira da Conceição
dc.date.accessioned2017-03-24T12:05:21Z-
dc.date.available2017-03-24T12:05:21Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9930-
dc.description.abstractEste volume apresenta a tese desenvolvida no âmbito da Escola de Humanidades, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na linha de pesquisa Formação Políticas e Práticas em Educação. Investigamos as contribuições e limitações para a formação interdisciplinar ampla, aqui entendida como aquela que contempla os saberes formais e tácitos, propiciada pela articulação entre empresa e universidade, via projetos no parque tecnológico da PUCRS, o TECNOPUC, para a formação do estudante de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Faculdade de Informatica/PUCRS. Abordamos o contexto contemporâneo de produção do conhecimento, o conceito de interdisciplinaridade, a origem e conceitos de parques tecnológicos apresentados por entidades e associações da área, bem como trouxemos um pouco do contexto histórico, missão e estrutura do TECNOPUC. O problema de pesquisa contempla a aproximação entre universidade e empresa favorecer a resolução de problemas da sociedade, via parques tecnológicos, onde emergem oportunidades e, também, conflitos de interesses em função de expectativas relacionadas aos resultados dos projetos, por parte da empresa, e a missão formadora da universidade.A questão de pesquisa adotada foi: Quais as contribuições, tensões e implicações para formação interdisciplinar ampla do estudante de Pós-Graduação em Ciência da Computação que advém da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/PUCRS e empresas do TECNOPUC? A partir do levantamento do estado de conhecimento, construímos um referencial teórico com autores como: Boaventura de Sousa Santos, Hilton Japiassu, Ivani Fazenda, Arlindo Philippi Jr, Levy, Zouain e Plonski, Henry Etzkowitz, Marília Morosini, entre outros, além de todo um aporte de legislação. No que diz respeito à organização metodológica da pesquisa, optamos pela abordagem fenomenológica de natureza qualitativa, em nível exploratório, em um estudo de caso do tipo etnográfico; para tanto foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados também foram usados como instrumentos, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Como método de análise dos dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi.pt_BR
dc.description.abstractThis volume presents the thesis developed in the Humanities School, in the Education Post-graduate Program of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, in the Politics Formation and Education Practices’ research line. We investigated the contributions and limitations to the wide interdisciplinary formation, here known as the one which contemplates the formal and tacit knowledge, propitiated by the articulation between company and university, via projects in PUCRS’ Technological Park, TECNOPUC, to the formation of Computer Science Post-graduate student, in Computer College/PUCRS. We addressed the contemporary context of knowledge production, the interdisciplinary concept, the origin and concepts of technological parks presented by area’s entities and associations, as well as we brought a little bit of the historical context, mission and structure of TECNOPUC. The research’s problem contemplates the approach between university and company favors the societies’ problems resolution, via technological parks, where opportunities emerge and, as well, conflicts of interest due to expectations related to projects’ results, by the company, and the university’s forming mission.The adopted question of the research was: What are the contributions, tensions and implications to the wide interdisciplinary formation of the Computer Science Post-graduate student, that come from the partnership between the Computer Science Post-graduate Program/PUCRS and TECNOPUC companies? From the survey of the knowledge state, we built a theoretic referential with authors such as: Boaventura de Sousa Santos, Hilton Japiassu, Ivani Fazenda, Arlindo Philippi Jr, Levy, Zouain and Plonski, Henry Etzkowitz, Marília Morosini, and others, besides all legislation contribution. About the research’s methodological organization, we chose the qualitative nature phenomenological approach, in exploratory level, in an ethnographic case study; for that, bibliographic and documental researches were used. For the data collection, were also used as instruments the semi structured interview application and online survey. As data analysis’ method the Discursive Textual Analysis, by Moraes and Galiazzi, was used.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectPÓS-GRADUAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectPARQUES TECNOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADES E EMPRESASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleInteração entre universidade e empresa: a formação interdisciplinar amplapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000482864-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,96 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.