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Tipo: doctoralThesis
Título: A formação de professores em comunidades de prática por meio da participação no PIBID de química em instituições de ensino superior no Estado do Rio Grande do Sul
Autor(es): Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
QUÍMICA - ENSINO
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Resumen: Essa tese apresenta os resultados de uma investigação realizada no âmbito de grupos do subprojeto de Química do Pibid, em seis Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, reunindo depoimentos de 41 licenciandos, 5 coordenadores de área e 13 professores de Química egressos do Pibid, exercendo a docência em escolas de ensino médio. A investigação procurou responder à seguinte pergunta: De que modo a participação no Pibid, na forma de uma comunidade de prática, impacta na formação e na prática docente de professores de Química no Estado do Rio Grande do Sul? Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi Investigar o impacto da participação no Pibid, na forma de uma comunidade de prática, na formação e na prática docente de professores de Química no Rio Grande do Sul. Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com grupos de bolsistas de iniciação à docência de seis Instituições de Ensino Superior e de questionários enviados a coordenadores de área e a professores egressos do Pibid. As entrevistas transcritas e os questionários foram tratados por Análise Textual Discursiva. A análise realizada das respostas produziu argumentos que sustentam a tese de que as ações realizadas no âmbito do Pibid atuam na forma de comunidades de prática, pois sua organização interna e seus resultados se equiparam com os pressupostos teóricos desse modo de ação formativa.Com isso, depreende-se que a participação de licenciandos no Pibid desempenha papel fundamental na formação docente, na permanência desses sujeitos nos cursos de Licenciatura em Química e no desenvolvimento de interesse pela docência e pela atuação na escola pública, coerente com os objetivos do Programa. Defende-se ainda que o Pibid nas instituições investigadas contribui para a formação continuada dos professores envolvidos, tanto supervisores quanto os demais professores das escolas, que participaram de alguma ação desse Programa. Assim, mesmo com algumas dificuldades identificadas, defende-se que o Pibid necessita ser mais bem avaliado e qualificado para que se efetive como política pública capaz de consolidar-se e de fazer a diferença na formação de professores no País.
This thesis presents the results of an investigation carried out within groups of the Pibid Chemistry subproject, in six Higher Education Institutions in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, bringing together testimonies of 41 licensees, 5 area coordinators and 13 professors of Chemistry graduates of Pibid, teaching in secondary schools. The research sought to answer the following question: How does participation in Pibid, in the form of a community of practice, impact the training and teaching practice of Chemistry teachers in the State of Rio Grande do Sul? Thus, the general objective of this research was to investigate the impact of participation in Pibid, in the form of a community of practice, in the training and teaching practice of chemistry teachers in Rio Grande do Sul. The research data were obtained through interviews semi-structured with groups of scholarship recipients to the teaching of six Higher Education Institutions and questionnaires sent to Area Coordinators and Pibid graduates. The transcribed interviews and the questionnaires were treated by Discursive Textual Analysis. The analysis of the answers produced arguments that support the thesis that the actions carried out within the scope of the Pibid act in the form of communities of practice, because their internal organization and its results are equated with the theoretical assumptions of this way of formative action.Thus, the participation of graduates in Pibid plays a fundamental role in teacher training, in the permanence of these subjects in the Degree in Chemistry and in the development of interest in teaching and acting in the public school, consistent with the objectives of the Program It is also argued that the Pibid in the institutions investigated contributes to the continued formation of the teachers involved, both supervisors and other teachers of the schools, who participated in some action of this Program. Thus, even with some difficulties identified, it is argued that the Pibid needs to be better evaluated and qualified to be effective as a public policy capable of consolidating itself and making a difference in the training of teachers in the country.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9951
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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