Perguntas Frequentes (FAQs) sobre o Repositório Institucional PUCRS

Aqui você poderá encontrar uma série de perguntas com as respectivas respostas sobre o Repositório Institucional PUCRS.

  1. O que é o Repositório Institucional PUCRS?
  2. Que tipo de itens (documentos) posso encontrar no Repositório Institucional PUCRS?
  3. O que são Comunidades e Coleções no Repositório Institucional?
  4. Quem pode acessar o Repositório Institucional PUCRS?
  5. Preciso ser cadastrado no Repositório Institucional PUCRS?
  6. Quais as vantagens de possuir a sua Página Pessoal no Repositório Institucional PUCRS?
  7. Como faço para ativar o serviço de alerta por correio eletrônico?
  8. Quais os requisitos dos documentos que podem ser submetidos ao Repositório institucional PUCRS?
  9. O item (documento) foi submetido no Repositório, mas não o visualizo na coleção. O que aconteceu?
  10. Quando ocorrer erro no sistema, quem devo contatar?
  11. São depositados documentos que já tenham sido publicados em um periódico, ou que já tenham sido apresentados em um congresso?
  12. O que fazer se foi estabelecido um contrato com a editora que não permite submeter um documento já publicado?
  13. São depositados documentos que serão publicados em um futuro próximo?
  14. São depositados documentos que não serão publicados futuramente?
  15. Como proteger o documento de usos indevidos, por exemplo, plágio, reprodução para fins comerciais, etc, se está com acesso livre?
  16. Em que condições gerais de licença são depositados os documentos no Repositório?

O que é o Repositório Institucional PUCRS?

É uma coleção digital, on-line, de caráter multidisciplinar, que armazena, preserva, gerencia e divulga os conteúdos acadêmicos, científicos e culturais produzidos na PUCRS, sob o conceito de acesso aberto e de padrões de interoperabilidade.

Que tipo de itens (documentos) posso encontrar no Repositório Institucional PUCRS?

O Repositório inclui arquivos digitais de artigos, trabalhos em anais, livros, capítulos de livro, teses, dissertações, relatórios técnicos, produção artística e cultural, documentos institucionais, etc.

O que são Comunidades e Coleções no Repositório Institucional?

O conteúdo do Repositório está organizado em uma estrutura hierárquica composta por comunidades, sub-comunidades, coleções e itens (documentos).

Quem pode acessar o Repositório Institucional PUCRS?

Qualquer pessoa poderá acessar o Repositório Institucional PUCRS para pesquisa de documentos e download para leitura. Entretanto, somente o usuário cadastrado (docente ou pesquisador da PUCRS com acesso previamente liberado) poderá submeter um item ao repositório através de sua página pessoal.

Preciso ser cadastrado no Repositório Institucional PUCRS?

Sim, você deve se cadastrar como usuário para ter sua Página Pessoal. Entretanto, todos os docentes da PUCRS já estão previamente cadastrados no sistema e, ao acessar o RI PUCRS pela primeira vez, devem inserir e ativar sua senha pessoal através do link enviado pela equipe do RI ou pelo sistema.

Você pode inserir/trocar sua senha do seguinte modo: na página do Home do Repositório, clique em “Página Pessoal”, na coluna à esquerda. Na página seguinte "Entrando no Repositório", insira seu endereço de email (institucional) e a seguir clique no link “Você esqueceu sua senha?". Uma nova página surgirá, solicitando que você insira novamente seu email institucional e clique em “Esqueci minha senha” para que você possa registrá-la no RI PUCRS. Posteriormente, um email lhe será enviado e permitirá que você configure uma nova senha.

Quais as vantagens de possuir a sua Página Pessoal no Repositório Institucional PUCRS?

O usuário cadastrado tem a possibilidade de ativar o serviço de alerta, ou seja, ser informado que novos itens (documentos) estão disponíveis nas suas coleções de interesse, via email. O usuário autorizado através da sua Página Pessoal pode realizar a submissão de itens (documentos) no Repositório e acompanhar o processo de itens submetidos: verificar itens (documentos aceitos, lista de depósitos pendentes (aqueles itens cuja submissão foi iniciada, porém não foi concluída.

Como faço para ativar o serviço de alerta por correio eletrônico?

Para receber alertas (via email) com as atualizações de qualquer uma das coleções disponíveis no Repositório, visite a página da coleção de interesse e clique no botão "Inscrever-se". Informações adicionais, por favor, acesse Tutorial de Ajuda.

Sobre Processo de submissão de itens (documentos)

Quais os requisitos dos documentos que podem ser submetidos ao Repositório institucional PUCRS?

  • Formato digital
  • Produzidos por docente ou pesquisador da PUCRS
  • Documento já publicado ou de domínio público
  • Possibilidade ao Repositório o direito não-exclusivo de preservar e permitir acesso livre ao seu trabalho.

O item (documento) foi submetido no Repositório, mas não o visualizo na coleção. O que aconteceu?

Algumas coleções requerem que o processo de submissão de item passe por uma revisão ou validação de metadados. Em caso de dúvida, entre em contato com a Biblioteca.

Quando ocorrer erro no sistema, quem devo contatar?

Se ao efetuar alguma função no Repositório e o sistema apresentar falha ou se você encontrar alguma dificuldade contate biblioteca.suporte@pucrs.br ou (51) 3353-4371.

Sobre Políticas de Publicação de itens submetidos

São depositados documentos que já tenham sido publicados em um periódico, ou que já tenham sido apresentados em um congresso?

O autor detem todo o direito moral e de exploração e, portanto, poderá submeter documentos de sua autoria, a menos que tenha cedido por contrato escrito o direito exclusivo de exploração à uma terceira pessoa (p.ex., contrato com um periódico ou editora). Geralmente, ao se publicar em uma revista, transfere-se o direito de reprodução e distribuição do artigo. Entretanto, a maioria dos editores permite que o documento do autor seja submetido em repositórios digitais, com algumas limitações (p.ex., não é permitido que seja colocada a versão original do artigo em PDF, como publicado na revista). Pode-se, a partir da versão do documento em MS-Word, sem editoração, salvá-lo em PDF e, nesse formato, submetê-lo no repositório.

Se o autor transferiu algum direito de reprodução e distribuição do documento, de forma exclusiva a uma terceira pessoa, o autor não pode submeter este documento em um repositório sem a permissão do editor.

Em caso do autor desconhecer as condições de transferências de seus direitos de exploração do documento publicado, poderá consultar:

  • A página de aceitação das normas de publicação ou a página de concessão de direitos, em caso de revistas ou congresso.
  • Verificar o contrato de edição, no caso de monografias.

O autor pode consultar a SHERPA ROMEO, onde estão descritas as políticas de direito autorais das principais editoras técnico-científicas do mundo.

Em todas as submissões, os administradores do Repositório Institucional PUCRS comprovarão se o arquivo enviado pode ser disponibilizado em acesso aberto no Repositório Institucional ou se outros procedimentos de ajustes do arquivo serão necessários.

Para resolver quaisquer dúvidas, por favor, contate a Biblioteca Central(biblioteca.suporte@pucrs.br).

xxx

O que fazer se foi estabelecido um contrato com a editora que não permite submeter um documento já publicado?

O autor poderá pedir permissão à editora, desde que esta a conceda por escrito. No caso de não obter a permissão, o autor pode criar seu próprio arquivo em PDF a partir da versão original do trabalho (por exemplo, arquivos .doc ou .docx da versão final do trabalho são convertidos em PDF para submissão ao Repositório).

São depositados documentos que serão publicados em um futuro próximo?

Não, não submeta o documento e espere até que ele seja publicado.

São depositados documentos que não serão publicados futuramente?

Na Comunidade de Publicações Científicas, os documentos submetidos devem ter sido publicados ou apresentados em evento previamente. Alguns tipos de documentos, como arquivo PDF do pôster de um trabalho em evento poderão ser submetidos ao Repositório Institucional, mesmo que não tenham sido publicados nem sejam publicados futuramente.

Como proteger o documento de usos indevidos, por exemplo, plágio, reprodução para fins comerciais, etc, se está com acesso livre?

Para proteger seu documento de usos indevidos, o autor pode autorizar uma licença tipo "Creative Commons" (www.creativecommons.org.br) no corpo da sua publicação.

A Creative Commons é uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece um sistema flexível de direitos de autor para trabalho criativo. Creative Commons disponibiliza uma série de licenças que abrangem desde o tradicional sistema de direitos de autor(es) até documentos de domínio público. Por meio das licenças Creative Commons o(s) autor(es) autoriza(m) o uso da sua obra, porém a obra continua sendo protegida. O sistema funciona da seguinte forma: o autor que cria uma obra e deseja exportá-la através da Internet seleciona uma das licenças Creative Commons e, quando coloca sua obra na Internet, a identifica com o símbolo Creative Commons, desta forma, será adicionado a licença de uso. Assim, quando os usuários acessam o documento poderão identificar facilmente quais são as condições que o autor estabeleceu para o uso da obra.

Em que condições gerais de licença serão depositados os documentos no Repositório?

No ato do depósito é concedida ao Repositório da PUCRS uma licença não exclusiva para manter e permitir os acessos aos seus documentos em formato digital. Com a concessão desta licença não exclusiva, os docentes e pesquisadores continuam retendo todos os seus direitos de autores do documento submetido.

Além disso, uma vez que os documentos estão depositados em uma plataforma institucional da PUCRS, a mesma poderá ser utilizada como prova de autoria em qualquer litígio referente a plágio e direitos autorais perante a Justiça.

LICENÇA DE AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTOS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Com base no disposto na Lei Federal nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, NOME E CPF DO AUTOR OU DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS, AUTORIZO a disponibilização digital do presente documento no acervo eletrônico do Repositório Institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sediada a Av. Ipiranga 6681, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com registro de CNPJ 886304130002-81 bem como em outros repositórios digitais nacionais e internacionais, consórcios e redes às quais a biblioteca da PUCRS possa a vir participar, sem ônus alusivo aos direitos autorais, a título de divulgação da produção científica, nas condições que seguem:

Ao submeter seu documento e concordar com esta Licença [AUTO PREENCHIMENTO DO NOME DO AUTOR OU DETENTOR DOS DIREITOS AUTORIAIS]:

a) Autorizo à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) a disponibilizar de forma não-exclusiva o documento [AUTO PREENCHIMENTO DO TÍTULO DO TRABALHO] em formato digital.

b) Declaro que o documento entregue é meu trabalho original, e que estou autorizado a cumprir com as exigências desta Licença. Declaro também, que a disponibilização do documento não infringe os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.

c) Se o documento entregue contém material do qual não detém os direitos de autor, declara estar autorizado pelos mesmos para conceder à PUCRS a autorização requerida nesta Licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto do documento entregue.

d) Se o documento entregue é baseado em trabalho financiado ou apoiado por outra instituição que não a PUCRS, declara que cumpriu quaisquer obrigações exigidas pelo respectivo contrato ou acordo.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul identificará, sempre e de forma clara o(s) (s) nome(s) do(s) autor(es) ou detentor(es) dos direitos do documento entregue, e não fará qualquer alteração no documento.

PORTO ALEGRE, [DATA].


Contato/dúvidas sobre o Repositório Institucional, sua conta de usuário e informações gerais:
Envie mensagem para: biblioteca.suporte@pucrs.br
ou ligue para (51) 3353-4371