Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10208
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLara, Isabel Cristina Machado de
dc.contributor.authorVargas, Jackson Luís Santos de
dc.date.accessioned2017-05-27T12:04:36Z-
dc.date.available2017-05-27T12:04:36Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10208-
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma análise dos processos de geração, organização e difusão relacionados aos saberes envolvidos na associação dos números, à representação mística utilizada no Batuque do Rio Grande do Sul. Os participantes de pesquisa foram quatro babalorixás com mais de vinte anos de culto aos orixás e pertencentes a algumas nações praticadas no Rio Grande do Sul. Todos os participantes de pesquisa residem no Rio Grande do Sul e seus ilês estão em funcionamento. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observações realizadas no Ilê de um dos babalorixás. O método de pesquisa utilizado foi a Etnomatemática alicerçada principalmente nos estudos de D’Ambrosio (1985,1993, 1996, 2001) e Gerdes (1989, 1991, 2012). Como método de análise das respostas fornecidas pelos participantes de pesquisa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). A estruturação das categorizações teve como base três categorias a priori: Geração dos saberes; Organização dos saberes; Difusão dos saberes. A partir dessas categorias, subcategorias emergiram possibilitando a compreensão e encaminhamento às respostas das questões de pesquisa. A partir de convenções realizadas pelos precursores do Batuque do Rio Grande do Sul evidencia-se que, em relação à Geração dos saberes, cada Orixá possui um número, múltiplo e submúltiplo atribuído e esse número deve ser respeitado em todas as obrigações. A respeito da Organização dos saberes, mostra-se que existem normas definidas acerca do uso dos números e que os mesmos são sagrados. Do mesmo modo, crenças relacionadas às formas geométricas se mostraram necessárias para a preservação do culto e sua organização.Acerca da Difusão dos saberes, aponta-se que os números são utilizados em todos os rituais pertencentes ao Batuque do Rio Grande do Sul, pois os mesmos representam os orixás. Além disso, os resultados da análise revelam que os números utilizados são essenciais para a manutenção e continuidade do culto, uma vez que é a partir dos números de cada Orixá, seus múltiplos e submúltiplos que são organizados todos os rituais do Batuque do Rio Grande do Sul. Desde uma simples oferenda até valores monetários cobrados nos ilês, os números dos orixás estão implicados e são representativos. O uso da geometria no preparo das comidas dos orixás também segue normas estabelecidas de acordo com a Nação praticada. Por fim, concluo que, embora os participantes de pesquisa não saibam explicitamente explicar a origem dos números, dentro de sua cultura, a análise de seus ditos sugere que os mesmos foram associados por meio dos mitos que cada Orixá traz e pelo significado místico que os números representam para a cultura africana.pt_BR
dc.description.abstractThe study presents an analysis of the generation´s, organization´s and diffusion´s process, related to knowledge about the relation of numbers and mystic representation, used in Batuque from Rio Grande do Sul. The participants that participate of the survey were four babalorixás with more of 20 years of cult to the orixás and they belong to some nações that are practed in Rio Grande do Sul. All the participants live in Rio Grande do Sul and it´s ilês are operating.The instruments used to collect information were an interview from a semi structures questionary and with observations realized at one of the babalorixá´s Ilê. The method used was Etnomathematics present on the researchs of D´Ambrósio (1985,1993,1996, 2001) and Gerdes (1989,1991,2012). To analyze the answers given by the participants of the survey, was used discursive textual analyses ( MORAES; GALIAZZI, 2011). First the categories were structures in three types : knowledges´s generation; knowledge´s organization and knowledge´s diffusion. Using this categories, new categories were created making possible the understanding of the answers for the questions of the survey. Using the conventions realized by the precorsors of Batuque in Rio Grande do Sul, it´s evident that in relation of the generation of knowledge each Orixá has a number, multiple and submultiple related, and this number must be respect in all the obligations.The knowledge´s organizations shows that exist defined rules about the use of numbers which are sacred. In relation to that , the belief in geometric shapes is required to preserv the cult and it´s organization.The knowledge´s diffusion shows that numbers are used in all the rituals that belongs to Batuque of Rio Grande do Sul, because they represent the orixás. Besides, the analysi´s results reveal that numbers used are essencial for the maintenance and to continue the cult using the numbers multiples and submultiples of each Orixá that are organized all the rituals of Batuque from Rio Grande do Sul. Since an simple offering until monetary values that are collected on the ilês, the numbers of the orixás are involved and are representative. The using of geometry to prepare the food for the orixás also obey rules related to the Nação that is praticed. I conclude that although the participants don´t know exactly how to explain the origin of the numbers, inside of the culture, the analyze about what they said shows that it was associated by the miths that each Orixá has, and for the mystic meaning that numbers represents for the african culture.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCULTURA AFRO-BRASILEIRApt_BR
dc.subjectBATUQUE - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleUma abordagem etnomatemática sobre as implicações dos números no Batuque do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000483650-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.