Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10345
Tipo: masterThesis
Título: Direcionadores e inibidores para o consumo colaborativo no cenário brasileiro
Autor(es): Freitas, Cláudio Kury
Orientador: Petrini, Maira de Cássia
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CONSUMO COLABORATIVO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumen: O ato de compartilhar é tão antigo quanto a história da humanidade. Há alguns anos o compartilhamento vem sendo estudado como uma conduta fundamental no comportamento de consumo. Nos dias atuais a sociedade vem experimentando as mudanças provocadas pela economia compartilhada e o consumo colaborativo. As mídias sociais que emergiram na década anterior transformaram a rotina da sociedade e novas maneiras de consumir utilizando essas plataformas digitais tomaram o mercado, de tal forma que hoje se adquire de tudo via Internet. Apesar do choque causado por essa nova realidade nas economias pelo mundo, a economia do compartilhamento e o consumo colaborativo ainda estão em fase embrionária. Os estudos relativos a esses temas ainda são escassos, tanto de mercado quanto na academia, excetuando-se por trabalhos pontuais, através de estudos de caso ou tentando entender melhor determinada plataforma de negócios, nascida nesta era digital. Portanto, buscar a percepção de especialistas sobre o que pode direcionar ou inibir este crescimento se torna relevante, inclusive no cenário brasileiro. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de especialistas sobre fatores direcionadores e inibidores para o consumo colaborativo no cenário brasileiro. Em busca deste objetivo, foi utilizado o método de pesquisa Delphi e sua abordagem de rankings em busca de consenso de opiniões extraídas de empreendedores de projetos sociais colaborativos, empreendedores de plataformas digitais e pesquisadores/acadêmicos.Como resultado deste estudo, foram verificados os principais direcionadores e inibidores para o consumo colaborativo no cenário brasileiro, impactando diversas perspectivas como tecnologia, economia, político-legal e sociocultural. Foi possível ainda relacionar perspectivas direcionadoras e inibidoras para o consumo colaborativo brasileiro. Obteve-se um framework de pesquisa consistente como suporte para análises e pesquisas futuras, sobre este constructo ainda pouco explorado. Além dos resultados, o estudo contribuiu para a academia ao ampliar o conhecimento em uma literatura recente globalmente, e especialmente no cenário brasileiro; contribuir com diferentes setores da academia, além da Administração; e expandir o conhecimento sobre o consumo colaborativo a partir do conhecimento e de evidências empíricas trazidas por especialistas. Como contribuições gerenciais, o trabalho ampliou a compreensão sobre o fenômeno do consumo colaborativo, bem como a visão empresarial sobre perspectivas futuras.
The act of sharing is as old as the history of humankind. For many years sharing is being studied as a fundamental conduct in the consumption behavior. Nowadays society is experimenting changes provoked by the sharing economy and collaborative consumption. The social media that showed up in the later decade changed the routine of the society and new consuming ways using these virtual platforms invaded the market so that people can buy everything via Internet. Despite the shock caused by this new reality for the worldwide economies, the sharing economy and the collaborative consumption are just in its embryionic state. The studies related to these themes are still scarce not only in the market but in the academy too, exception for specific works through case studies or trying to better understand such a business platform born in this digital era. Thus for the experts perceptions searching about what can make easy or difficult this growing trend becomes relevant also in the Brazilian scenario. Given the above considerations this research has as its objective to analyze the experts perceptions about key drivers and inhibitors in the collaborative consumption in the Brazilian scenario. It was applied the Delphi method and its rankings approach to reach a common understanding among entrepreneurs of collaborative social projects, entrepreneurs of digital platforms and researchers/ academics.As a result of this study it was checked the main key drivers and inhibitors for the collaborative consumption in the Brazilian scenario, regarding sociocultural, technological, economic and political-legal perspectives. It was possible to relate perspectives of drives and inhibitors for the Brazilian collaborative consumption. Also, the research provided a consistent framework to support analyses and future studies about the construct, not well explored yet. Beyond the results, the study contributed for the academy giving a broad vision and knowledge about the literature, recent globally, specially in the Brazilian scenario; contributed with different sectors from the academy, beyond Business Administration; and expanded the knowledge about collaborative consumption from empiric evidences brought by specialists. As contribution for the business, the work increased the comprehension about the collaborative consumption phenomena, and the management vision about future perspectives.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10345
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000483929-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.