Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10364
Tipo: doctoralThesis
Título: Uma série de contos e os contos em série: o imaginário pós-moderno em Once Upon a Time
Autor(es): Azubel, Larissa Lauffer Reinhardt
Orientador: Silva, Juremir Machado da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: IMAGINÁRIO
PÓS-MODERNIDADE
SÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
COMUNICAÇÃO
SOCIOLOGIA
Resumen: Esta pesquisa busca compreender a manifestação do imaginário pós-moderno na narrativa feérica seriada Once Upon a Time. Movida por esse intuito, percorre o trajeto em que tramas e personagens passam por metamorfoses, para entender como o espírito do tempo se apresenta na primeira temporada da série. As noções-chave que a guiam são as de imaginário (e suas tecnologias) e de pós-modernidade. Mas conta também com o aporte teórico sobre contos de fadas e séries televisivas. Por meio delas, da Sociologia Compreensiva como método e da Análise Fílmica Compreensiva da Narrativa Seriada como técnica de pesquisa, lança-se à cartografia de Once Upon a Time no âmbito da Sociologia da Comunicação. Com essa base, teórica e metodológica, interpreta o micromuseu imaginário vivo da série, o qual revela-se metáfora (senão, caricatura) da socialidade contemporânea. Além disso, no trajeto antropológico desta pesquisa propõe-se, entre outros avanços teóricos, noções próprias de imaginário, regime das imagens contemporâneas, pós-modernidade, comunicação e contos de fadas. Sugere-se, ademais, uma nova forma de analisar séries televisivas.
This research seeks to comprehend the manifestation of the postmodern imaginary in the feeric serial narrative Once Upon a Time. Moved by this purpose, it goes through a path in which plots and characters suffer metamorphoses, to understand how the spirit of time shows itself up in the first season of this series. The key notions that guide it are of imaginary (and its technologies) and of postmodernity. But it also counts on the theoretical contribution of the fairy tales and of the television series. Through them, the Comprehensive Sociology, as method, and the Comprehensive Film Analysis of Serialized Narrative, as research technique, it launches into the cartography of Once Upon a Time in the field of Sociology Communication. With this theoretical and methodological basis, it deciphers the living imaginary micromuseum of this series, which reveals itself as a metaphor (if not, a caricature) of contemporary sociality. In addition, in the anthropological path of this research, it is proposed, among other theoretical advances, its own notions of imaginary, regime of contemporary images, postmodernity, communication and fairy tales. It is also suggested a new way of analyzing television series.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10364
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484034-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,41 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.