Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10408
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorManfredini, Rodolfo Soares
dc.date.accessioned2017-08-02T12:06:48Z-
dc.date.available2017-08-02T12:06:48Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10408-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise das mudanças percebidas, na área política, decorrentes do advento das novas tecnologias. A campanha eleitoral de José Ivo Sartori para o governo do Rio Grande do Sul em 2014 foi escolhida para o estudo, pois soube explorar com sucesso o uso da internet e suas evoluções tecnológicas. Assim, um candidato pouco conhecido da maioria da população, conseguiu ganhar as eleições tornando-se governador do estado. Três pontos serão analisados, por terem sido consideradas estratégias inovadoras: a hashtag: # SartorãoDaMassa; o pedido de Sartori aos eleitores, feito durante o Horário Eleitoral Gratuito (HEG), para que gravassem vídeos com braços abertos, simulando um abraço do tamanho do Rio Grande; e o depoimento da mãe de Sartori, também transmitido no HEG.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents an analysis of the perceived changes in the political area, due to the advent of new technologies. The electoral campaign of José Ivo Sartori for the government of Rio Grande do Sul in 2014 was chosen for the study, as he successfully exploited the use of the Internet and its technological developments. Thus, a little known candidate of the majority of the population, managed to win the elections becoming governor of the state. Three points will be analyzed, since innovative strategies have been considered: the hashtag: # SartorãoDaMassa; Sartori's request to voters, made during Free Election Time (FET), to record videos with open arms, simulating a hug the size of Rio Grande; and the testimony of Sartori's mother, also broadcast on FET.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E POLÍTICApt_BR
dc.subjectCAMPANHA ELEITORALpt_BR
dc.subjectPROPAGANDA ELEITORALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.titleAs transformações no cenário eleitoral decorrentes do surgimento das novas tecnologias: na campanha de José Ivo Sartori para o governo do RS em 2014pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484136-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,37 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.