Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10563
Tipo: doctoralThesis
Título: Um olhar acerca do sentido da experiência na formação de professores
Autor(es): Santana, Anthony Fábio Torres
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a experiência se constitui em conhecimento na formação de professores. Deste modo, debrucei-me sobre o intenso e complexo processo de constituição docente, refletindo sobre o campo da prática, por considerá-lo um espaço profícuo ao acontecimento da experiência e à produção de saberes indispensáveis ao exercício da docência. O campo de pesquisa em que atuei foi o da formação de professores e o objeto do estudo o professor em formação. Nessa medida, a minha problematização continuou sendo a formação, a qual considero um processo contínuo que acontece na vida em seus desdobramentos. Assim, as perguntas que me impulsionaram foram: como a prática docente se constitui em experiência? Como a experiência se constitui conhecimento na formação do professor? E quais as implicações da experiência na constituição da professoralidade? Com o intuito de contemplar estas questões, percorri parte da história do pensamento ocidental, tentando me aproximar do que os gregos denominaram paideia; os latinos, humanitas; os alemães, bildung e que hoje chamamos formação. Em seguida, refleti sobre o processo de formação docente através do exercício de composição de uma certa geografia ou mapeamento, buscando delinear alguns movimentos que se configuram como possíveis etapas constituintes da professoralidade. Por fim, desenvolvi uma incursão, passando por estudos e pontos de vista teóricos que, em alguns momentos, apesar de antagônicos, inserem o tema experiência na pauta das nossas reflexões. Para tanto, tomei como ponto de partida o cenário filosófico da modernidade, dando ênfase à compreensão da experiência por meio do olhar de duas expressivas matrizes filosóficas: o pragmatismo deweyano e a hermenêutica filosófica gadameriana.Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica. Para compor o seu referencial teórico, instrumentalizei-me com a leitura de: Rousseau; Kant; Dewey; Gadamer; Foucault; Flickinger; Hermann; Goergen, Pereira; Tardif; Nóvoa; Garcia; Romanowski; André; Diniz-Pereira e Franco. Dessa forma, como resultado, concluir que se tornar professor é uma jornada que não termina nunca. A prática docente, via de regra, se constitui uma ação mediadora entre os diferentes mundos que entram em contato na sala de aula. Exatamente por isso, pelo fato de serem mundos vivos no tempo, essa mediação implica um permanente esforço de estudo, aprendizagem, negociação e proposição.
This research aims to understand how the experience is constituted in knowledge in the teacher education. In this way,i focused on the intense and complex process of teacher formation, reflecting on the field of practice, considering it a profitable space for the event of experience and the production of knowledge indispensable to the exercise of teaching. The field of research in which I worked was the teacher education and the object of the study was the teacher in training. To this extent, my questioning continued to be the teacher education, which I consider to be an ongoing process that happens in life in its unfolding. So the questions that propelled me were: how is teaching practice an experience? How does experience constitute knowledge in teacher education? And, what are the implications of experience in the constitution of teacherality? In order to contemplate these questions, I went through the history of Western thought, trying to get closer to what the Greeks called paideia; the latins, humanitas; the Germans, bildung and what we call formation today. Then I reflected on the process of teacher training through the exercise of composition of a certain geography or mapping, seeking to delineate some movements that are configured as possible constituent stages of teacherality. Finally, I developed an incursion through studies and theoretical points of view that, at times, although antagonistic, insert the theme experience in the agenda of our reflections. To do so, I took as a starting point the philosophical scenario of modernity, emphasizing the understanding of experience through the look of two expressive philosophical matrices: the Dweyan pragmatism and the Gadamerian philosophical hermeneutics.It is, therefore, a bibliographical research. In order to compose his theoretical framework, I instrumentalised myself by reading of: Rousseau; Kant; Dewey; Gadamer; Foucault; Flickinger; Hermann; Goergen, Pereira; Tardif; Nóvoa; Garcia; Romanowski; André; Diniz-Pereira e Franco. As a result, I concluded that becoming a teacher is a journey that never ends. The teaching practice, as a rule, constitutes a mediating action between the different worlds that come into contact in the classroom. Precisely because of their being living worlds in time, this mediation implies a permanent effort of study, learning, negotiation and proposition.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10563
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484613-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo861,86 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.