Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10574
Type: masterThesis
Title: Redução do risco de desastres aplicado à educação em ciências: representações de risco de alagamento por alunos de geografia
Author(s): Quadros, Éverton Luis Luz de
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2017
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
DESASTRES ECOLÓGICOS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Visando a ampliar a resiliência social a desastres, a educação foi incluída entre as ações prioritárias das Nações Unidas (ONU) para a Redução do Risco de Desastres. Consequentemente, no Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei n° 12.608/2012) alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) para inserir os princípios da defesa civil e do meio ambiente no currículo escolar. Frente a essa perspectiva, na presente pesquisa, se questiona: Como pode ocorrer o processo de aprender de alunos de Geografia a partir do estudo de representações do risco de alagamentos por meio de unidades de aprendizagem? A metodologia aqui desenvolvida objetivou compreender o processo de aprender de alunos de Geografia, a partir do estudo de representações do risco de alagamento por meio de Unidades de Aprendizagem. Onze alunos de Geografia participaram de atividades teóricas e práticas de produção e redução do risco de alagamentos, por meio de representações sociais, com o uso de mapas mentais, e representações espaciais, com o uso de simulações de urbanização, precipitação e alagamentos, realizadas com auxílio de um modelo físico (maquete) e digital de Porto Alegre (RS). Por meio de Análise Textual Discursiva, emergiram duas categorias quanto à importância de se estudar sobre Redução do Risco de Desastres em aulas de Geografia, uma com ênfase em ações de educação para resiliência e outra com ênfase em ações de Planejamento Territorial. A partir do presente estudo, conclui-se que é possível construir conhecimentos sobre os princípios da defesa civil na disciplina de Sistema de Informações Geográficas do curso de Geografia, por meio da elaboração de Unidades de Aprendizagem sobre Redução do Risco de Desastres.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10574
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000484635-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,64 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.