Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10708
Tipo: masterThesis
Título: Participação do córtex insular na formação da memória de reconhecimento social
Autor(es): Cavalcante, Lorena Evelyn Silva
Orientador: Izquierdo, Ivan Antônio
Myskiw, Jociane de Carvalho
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CÓRTEX CEREBRAL
MEMÓRIA
RECONHECIMENTO (PSICOLOGIA)
NEUROCIÊNCIA
MEDICINA
Resumen: O córtex insular (CI) recebe projeções aferentes do córtex pré-frontal, giro cingulado, bulbo olfatório, núcleos da base, além de formar conexões recíprocas com importantes áreas límbicas: amígdala e córtex entorrinal. Estas diferentes conexões indicam um possível envolvimento do córtex insular no processo de aprendizado e memória. A memória de reconhecimento social (MRS) é essencial para formar grupos sociais, estabelecer hierarquias e vínculos sociais e afetivos. Apesar de sua importância, ainda é escasso o conhecimento sobre o papel das estruturas cerebrais e os mecanismos celulares e moleculares envolvidos em seu processamento e armazenamento. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar a participação dos receptores glutamatérgicos do tipo NMDA, dopaminérgicos D1/D5, histaminérgico H2, β-adrenérgico e serotoninérgico 5-HT1A, do córtex insular, no processo de consolidação da MRS. Para isso, ratos Wistar machos adultos foram submetidos a uma cirurgia estereotáxica para implantação de cânulas bilaterais no CI e, posteriormente, à tarefa de discriminação social. Esta tarefa consiste de 4 sessões diárias de 20 min de habituação ao aparato experimental, que é constituído de uma caixa de campo aberto contendo dois cilindros de acrílico. Vinte e quatro horas após a última sessão de habituação os animais foram recolocados no aparato, na presença de um coespecífico juvenil (22 dias pós-natal) dentro de um dos cilindros, por 1 hora (sessão de treino).Após 24 horas os animais foram submetidos a uma sessão de teste, de 5 min, na presença de um juvenil desconhecido e do juvenil previamente encontrado (familiar). Verificou-se que, os animais que receberam a infusão intra-CI do antagonista dos receptores D1/D5, β-adrenérgico ou 5-HT1A imediatamente após a sessão de treino, tiveram um prejuízo na consolidação da MRS. Contudo, esse efeito foi bloqueado pela infusão intra-CI concomitante do agonista e do antagonista dos respectivos receptores. Ainda, os animais que receberam a infusão intra-CI do antagonista dos receptores NMDA ou H2 imediatamente após a sessão de treino, foram capazes de consolidar a MRS. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem que os receptores dopaminérgicos D1/D5, β-adrenérgicos e serotoninérgicos 5-HT1A, mas não os glutamatérgicos NMDA e os histaminérgicos H2, do córtex insular participam da consolidação da MRS.
The insular cortex (IC) receives afferent projections from prefrontal cortex, cingulate gyrus, olfactory bulb, basal nuclei and forms reciprocal connections with important limbic areas: amygdala and entorhinal cortex. These different connections indicate a possible involvement of the insular cortex in the process of learning and memory. Social recognition memory (SRM) is essential for forming social groups, establishing hierarchies and social and affective ties. Despite its importance, the knowledge about the brain structures and the cellular and molecular mechanisms involved in its processing is still scarce. Thus, the present study aimed to verify the participation of NMDA-glutamatergic, D1/D5-dopaminergic, H2-histaminergic, β-adrenergic and 5-HT1A serotoninergic receptors, of the IC, in the consolidation of SRM. For this, male Wistar adult rats (300-330 g) were submitted to stereotaxic surgery for implantation of bilateral cannulae in the IC and, later, to the task of social discrimination. The task consists of 4 consecutive days of habituation to the experimental apparatus, which is an open-field box containing 2 acrilic cilinders, for 20 min. Twenty four hours after the last habituation session, the animals were placed in the open field in the presence of a juvenile (22 days postnatal) for 1 hour (sample phase).After 24 hours, the retention test occurred, for 5 min, in the presence of a juvenile previously met (familiar) and a new juvenile. Animals that received the intra-IC infusion of the antagonist D1/D5, β-adrenergic or 5-HT1A receptor, immediately after the sample phase, impairs the consolidation of SRM. However, this effect was blocked by the concomitant intra-IC infusion of the agonist and the antagonist of the respective receptors. In addition, animals that received intra-IC infusion of the antagonists NMDA and H2 receptors, immediately after the sample phase, were able to consolidate the SRM. The results obtained in the present study suggest that the dopaminergic D1/D5, β-adrenergic and serotonergic 5-HT1A receptors, but not the glutamatergic NMDA and the histaminergic H2 receptors, of the IC, participates in the consolidation of the SRM.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10708
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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