Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10709
Type: masterThesis
Title: Teste de desempenho escolar (TDE-II): validação do subteste de escrita e construção do sistema de correção do subteste de escrita
Author(s): Sartori, Márcia Santos
Advisor: Stein, Lilian Milnitsky
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2017
Keywords: TESTES EDUCACIONAIS
DESEMPENHO ESCOLAR
ESCRITA
EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
PSICOMETRIA
PSICOLOGIA
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta dissertação de mestrado é composta por dois estudos que objetivaram a construção de um Sistema de Correção e a busca de evidências de validade do Subteste de Escrita do TDE-II. O primeiro aborda o desenvolvimento do Sistema de Correção ao longo de quatro etapas e a análise de seis juízes especialistas. A primeira etapa compreendeu a análise dos métodos de correção de instrumentos nacionais e internacionais que avaliam a produção escrita. A partir dos resultados dessa análise, na segunda definiram-se os critérios norteadores para a construção da versão preliminar do Sistema de Correção sendo propostas categorias para a classificação em micro e macroestrutura da palavra. Na terceira etapa houve a construção da versão preliminar do Sistema de Correção, com base nos parâmetros da etapa 2. A quarta etapa constituiu a última análise da versão preliminar. Após, originaram-se dois crivos de correção: um para estudantes de 1º a 4º ano (Versão A) e outro para estudantes de 5º a 9º ano (Versão B) além de um manual com orientações aos avaliadores. O segundo estudo testou evidências de validade, do tipo convergente, do Subteste de Escrita. Participaram 160 estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Os resultados apontaram que os escores das duas versões apresentaram correlações moderadas e fortes com as tarefas de linguagem oral, leitura e escrita. A dissertação foi concluída tendo como resultado o Sistema de Correção do Subteste de Escrita do TDE-II, bem como a obtenção de evidências de validade convergente do Subteste de Escrita do TDE-II.
This dissertation is composed of two studies that aimed at the construction of a Correction System and the search for evidence of validity of the Writing Subtest of the TDE-II. The first deals with the development of the Correction System over four stages and the analysis of six expert judges. The first stage included the analysis of the methods of correction of national and international instruments that evaluate the written production. From the results of this analysis, in the second one the guiding criteria were defined for the construction of the preliminary version of the Correction System, being proposed categories for the classification in micro and macro-structure of the word. In the third stage, the preliminary version of the Correction System was constructed, based on the parameters of step 2. The fourth step was the last analysis of the preliminary version. After that, two correction screens were created: one for students from 1st to 4th year (Version A) and another for students from 5th to 9th grade (Version B), as well as a manual with guidelines for the evaluators. The second study tested evidence of validity, of the convergent type, of the Writing Subtest. 160 students from public and private schools in Porto Alegre / RS and metropolitan region participated. The results showed that the scores of the two versions presented moderate and strong correlations with the tasks of oral language, reading and writing. The dissertation was completed resulting in the Correction System of the Writing Subtest of the TDE-II, as well as obtaining evidence of convergent validity of the Writing Subtest of the TDE-II.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10709
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000484887-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial383,67 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.