Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10723
Tipo: masterThesis
Título: O uso da WebQuest no ensino de física em uma turma do ensino médio, no contexto da educação pela pesquisa
Autor(es): Rodrigues, Alvori Vidal
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PESQUISAS EM SALA DE AULA
FÍSICA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: A presente dissertação tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar as contribuições da utilização de uma WebQuest na disciplina de Física no Ensino Médio, no contexto do educar pela pesquisa. Essa investigação foi realizada em um instituto estadual de educação do sul do Brasil, com uma turma de estudantes da 3ª série do ensino médio. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados feita por meio de questionário, diário de campo e produção de materiais produzidos pelos pesquisados, amparado por uma revisão bibliográfica. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam para um aumento da motivação dos estudantes em aprender Física, resultado do interesse despertado pela realização da WebQuest produzida a partir da realidade desses alunos. Apontam, ainda, para a relação da disposição do layout da WebQuest como organizador do pensamento investigativo, gerador de aspectos relacionados com o educar pela pesquisa, com o pensamento reconstrutivo sendo estimulado por essa metodologia, bem como do aumento da cooperação e da construção do conhecimento pelos investigados.
The present dissertation aims to present the results of a research whose objective was to evaluate the contributions of the use of the WebQuest in the discipline of Physics in High School, in the context of educating by the research. This was done at a state education institute in the south of Brazil, with a group of high school students. For the accomplishment of this study a qualitative research was carried out, with data collection through questionnaire, field diary and production of materials carried out by the researched ones, supported by a bibliographical review. The method of analysis used was Discursive Textual Analysis (DTA). The results obtained point to an increase in students' motivation to learn Physics as a result of the interest aroused by the achievement of WebQuest produced from the reality of these students. It also points out the relationship between the layout of WebQuest as an organizer of research thinking, which generates aspects related to research education, with the reconstructive thinking being stimulated by this methodology, as well as the increase of cooperation and knowledge construction by the researched ones.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10723
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484947-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,53 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.