Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10841
Type: masterThesis
Title: Por que Barbosa?: o papel das tecnologias do imaginário sobre o vilão da Copa de 1950 no Jornal dos Sports
Author(s): Rizzatti, Lucas Osório
Advisor: Tonin, Juliana
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2017
Keywords: JORNALISMO ESPORTIVO
IMAGINÁRIO
COPA DO MUNDO (FUTEBOL)
SOCIOLOGIA
COMUNICAÇÃO
Abstract: Este trabalho procura uma reflexão do papel das tecnologias do imaginário sobre a figura do vilão da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. Tomamos como ponto de partida que o goleiro Barbosa centraliza o imaginário do vilão e, a partir daí, busca-se compreender como se chegou a tal cenário e o quanto as tecnologias disponíveis agiram nesse sentido tendo como foco de pesquisa as edições do Jornal dos Sports de 1950, desde que o Brasil perdera para o Uruguai por 2 a 1 na partida decisiva. O trabalho se apoia nas noções de sociologia compreensiva e tecnologias do imaginário, além de aspectos voltados ao jornalismo esportivo, sobretudo brasileiro.
This research seeks understanding the role played by the imaginary technologies over the figure of the 1950 World Cup major villain. The starting point is the goalkeeper Barbosa who centralizes the imaginary of the villain. The analysis developed presents how such technologies acted in order to establish this scenario, focusing on the published editions of "Jornal dos Sports" since the decisive match involving Brazil and Uruguay. The study is based on the intepretative sociology and the imaginary technologies, including aspects towards the sports journalism, mainly the brazilian one.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10841
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000485329-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,59 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.