Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10895
Tipo: masterThesis
Título: A publicidade fora do intervalo comercial: Branded Entertainment no caso "O câncer de mama no alvo da moda - 20 anos"
Autor(es): Viero, Marcel
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PUBLICIDADE
TELEVISÃO
CULTURA
COMUNICAÇÃO
Resumen: Esta dissertação tem como tema de pesquisa o Branded Entertainment na televisão aberta do Brasil, a partir da campanha publicitária de Combate ao Câncer de Mama que aconteceu em 2015. O caso foi exibido fora do intervalo comercial e dentro do programa Fantástico do canal aberto da Rede Globo, no ano em que a campanha do “Alvo da Moda” comemoraria vinte anos de atuação no país. O intervalo comercial e a publicidade que atua fora dele são investigados pela pesquisa. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa parte do lazer em Dumazedier (1973) e do entretenimento com Cobra (2008), Dyer (2005), Parreno (2010), Mackee et al (2014) e Hackley (2015). Machado (2009), Marcondes (2002) e Kotler (2010) sustentam a publicidade e Wolf (2015) a televisão na era digital. Reis e Silva (2009) oferece um modelo metodológico inicial para análise do produto de entretenimento e do caso de Branded Entertainment. Aspectos objetivos referentes à produção, distribuição e exibição do entretenimento e subjetivos com relação ao conteúdo deste produto são observados na análise, que propõe entender também os papéis dos colaboradores neste processo. Canais de televisão, influenciadores e produtores de conteúdo de entretenimento audiovisual atuam no Branded Entertainment formando relações que fogem do convencional.
The dissertation is about Branded Entertainment in the television of Brazil from an advertising campaign of Combat to Cancer of Mama launched in 2015. The case was exhibited outside the commercial brake and within the program Fantástico of the open channel of the Globo Network, in the year in which the “Fashion Target” campaign would celebrate twenty years in the country. The commercial brake and the advertising that runs between entertainments were investigated by the research. The theoretical framework that bases the research starts on leisure and social with Dumazedier (1973) and entertainment with Cobra (2008), Dyer (2005), Parreno (2010), Mackee et al (2014) and Hackley (2015). Machado (2009), Marcondes (2002) and Kotler (2010) support advertising and Wolf (2015) television in the digital age. Reis e Silva (2009) offers an initial methodological model for analysis of the entertainment product and the case of Branded Entertainment. The objective aspects regarding the production, distribution and exhibition of entertainment and subjective ones with the content of this product are observed in the analysis, that proposes to understand also the roles of the partners in this process. Television channels, digital influencers and producers of audiovisual entertainment content could also act in Branded Entertainment establishing another kind of commercial relations that still in evolution process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10895
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000485811-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,76 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.