Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10984
Tipo: masterThesis
Título: A formação integral da pessoa em Edith Stein: perspectivas teológicas e pedagógicas
Autor(es): Teixeira, Patrícia Espíndola de Lima
Orientador: Brustolin, Leomar Antônio
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: HOMEM (TEOLOGIA)
PEDAGOGIA
STEIN, EDITH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TEOLOGIA
Resumen: A presente pesquisa propõe-se a realizar um diálogo entre Educação e Teologia, a fim de compreender a antropologia como diretriz pedagógica para a formação da pessoa humana. Para isso, analisa os registros bibliográficos da filósofa alemã, Edith Stein (1891-1942), sobretudo em sua obra “A Estrutura da Pessoa Humana” - Der Aufbau der menschlichen Person. As contribuições stenianas ao campo educativo partem dos estudos em fenomenologia articulados com a antropologia filosófico-teológica que desenvolve. A obra de Edith Stein enfatiza a integralidade da pessoa como corpo-psique-espírito. Ressaltando a importância da personalidade multidisciplinar da filósofa, o texto parte do híbrido vida e obra da autora, segue em sua concepção de formação e de encontro com o sentido do gesto de educar “desde dentro” e completa-se com a análise da pessoa humana sob a ótica da revelação cristã. Conclusivamente, Edith Stein aponta para a base antropológica como primazia de toda a atividade formativa, identificando a totalidade, a unicidade e a irrepetibilidade com que cada pessoa é constituída e invocada a uma vida de reciprocidade com o outro, através da relação empática. Como maior esfera formativa, a pedagogia steiniana ressalta a graça divina como força que vem ao encontro da natureza humana.
A present research proposes to carry a dialogue between Education and Theology and to comprehend anthropology as a pedagogical guideline to form of the human person. In order to achieve this, it analyzes the bibliographic records of the German philosopher, Edith Stein (1891-1942), especially in her work "The Structure of the Human Person" - Der Aufbau der menschlichen Person. As Stein’s contributions to the educational field, they start from studies in phenomenology articulated with development on philosophical-theological anthropology. Edith Stein's work emphasizes the completeness of the person as bodypsyche- spirit. Emphasizing the importance of the philosopher's multidisciplinary personality, the text is part of a hybrid from the author’s both life and work, follows in its concept of formation and encounters with the sense of educating "from within", and completes with the analysis of the human person from the perspective of Christian revelation. Conclusively, Edith Stein points to the anthropological basis as the primacy to all formative activity, identifying totality, uniqueness and unrepeatability with which each person is constituted and invoked to a life of reciprocity with the other, through the empathic relationship. As a major formative sphere, Stein’s pedagogy emphasizes divine grace as the force that comes to meet human nature.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10984
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000486607-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.