Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10992
Tipo: doctoralThesis
Título: A gestão do conhecimento e o desempenho organizacional: um estudo em organizações de educação
Autor(es): Cordeiro, Marcelo de Moraes
Orientador: Oliveira, Mírian
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
BALANCED SCORECARD
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta tese debate a relação dos processos de Gestão do Conhecimento (GC) e seu impacto positivo no desempenho de organizações de educação básica, privadas e confessionais brasileiras. Do ponto de vista teórico se sustenta na perspectiva de análise organizacional preconizada pela Visão Baseada em Conhecimento (VBC). Os temas centrais relacionados ao trabalho se articulam a partir daí: Estratégia Organizacional, Desempenho Organizacional, Processos e Modelos de Avaliação de GC. No que se refere ao desempenho organizacional, se tomou por base a perspectiva de avaliação do Balanced Scorecard (BSC). Desta maneira, as hipóteses da tese relacionam o impacto dos quatro processos de GC – Criação, Armazenamento, Compartilhamento e Criação – nas perspectivas de desempenho do BSC – Pessoas, Processos Internos, Clientes e Sustentabilidade – além de verificar a correlação entre estes constructos. O estudo se apoia em uma visão positivista da ciência e, como método, foi escolhida a abordagem de métodos mistos, de forma sequencial, com o desenvolvimento de uma fase qualitativa e outra quantitativa. Na primeira etapa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com oito gestores de colégios do Brasil e da Espanha, para compreender a forma como o tema da GC e do desempenho organizacional no campo. Com os resultados da fase qualitativa se procedeu a fase quantitativa da pesquisa, realizada a partir da aplicação de um questionário com 50 itens, oriundos de escalas já utilizadas e validadas, explorando os oito constructos das hipóteses. O levantamento coletou 242 respostas, que foram utilizadas para o desenvolvimento da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM).O modelo teórico proposto foi verificado a partir das relações e do estudo de caminhos. Como resultado, foi possível verificar a influência dos processos de GC nas dimensões do BSC das organizações educacionais. A influência dos processos de GC no desempenho organizacional de colégios se mostrou evidente, uma vez que todos os processos, de alguma maneira, impactam as dimensões de resultado da organização. Foi possível verificar o papel que a criação do conhecimento exerce sobre as pessoas na organização, e, ainda, como o armazenamento do conhecimento impacta as perspectivas de pessoas, processos internos e sustentabilidade. Como contribuição acadêmica, o estudo relaciona dois tópicos ainda não testados no campo da educação básica privada e confessional e abre espaço para implicações gerenciais, uma vez que pode contribuir para que gestores educacionais aperfeiçoem suas práticas de GC e atinjam melhor desempenho nos processos característicos do ambiente educacional.
This thesis discusses the relationship between the processes of Knowledge Management (KM) and its impact on the performance on brazilian private and confessional basic education schools. From the theoretical point of view, it is based on the perspective of organizational analysis advocated by the Knowledge Based View (KVB). The central themes related to the work are articulated from there: Organizational Strategy, Organizational Performance, Processes and Models of KM Evaluation. With regard to organizational performance, the Balanced Scorecard (BSC) evaluation perspective was taken as the basis. In this way, the hypotheses of the thesis relate the impact of the four processes of GC - Creation, Storage, Sharing and Creation - in the perspectives of results of the BSC - People, Internal Processes, Clients and Sustainability - besides verifying the correlation between these constructs. The study is based on a positivist view of science and as a method, the multi-method approach was chosen sequentially with the development of a qualitative and a quantitative phase. In the first stage, semi-structured interviews were conducted with six school managers from Brazil and Spain to understand how the subject of KM and organizational performance in the field. With the results of the qualitative phase the quantitative phase of the research was carried out by applying a questionnaire with 50 items, from already used and validated scales, exploring the eight constructs of the hypotheses. The survey collected 242 responses, which were used for the development of the Structural Equation Modeling (SEM) technique.The proposed theoretical model was verified from the relationships and the study of paths. As a result, it was possible to verify the influence of KM processes on the BSC dimensions of educational organizations. The influence of KM processes on the organizational performance of schools has been evident, since all processes in some way impact the organizational results dimensions. It was possible to verify the role that the creation of knowledge exerts on the people in the organization, and also how the storage of knowledge impacts the perspectives of people, internal processes and sustainability. As an academic contribution, the study relate two topics that have not been tested yet in the field of private and confessional basic education and opens up space for managerial implications, since it can contribute to educational managers improving their KM practices and achieving better performance in environmental processes educational.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10992
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000486757-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,2 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.