Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1109
Tipo: masterThesis
Título: O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro: uma etnografia
Autor(es): Krüger, Paula Lopes
Orientador: Perin, Marcelo Gattermann
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOGRAFIA
VESTUÁRIO
CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS
CULTURA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
PSICOLOGIA SOCIAL
Resumen: O tema significado cultural dos bens de consumo se estabelece na academia a partir da década de 1980, sendo constantemente abordado por autores das áreas de marketing, antropologia e sociologia. Percebendo lacunas nos estudos do significado cultural dos bens de consumo, McCracken (1986) propõe um modelo teórico, apresentando a qualidade móvel dos significados, através de uma estrutura definida, que é utilizado como ponto de partida para a realização dessa dissertação. Considerando que as roupas podem ser entendidas como um bem de consumo que expressa os significados de uma cultura, penso ser instigante entender o significado cultural do consumo das roupas de segunda mão. Desde seu início, este mercado sofre variâncias, ampliando e reduzindo seu tamanho de acordo com acontecimentos sócioculturais e econômicos das diferentes épocas, mantendo sempre relação com a caridade e os segmentos mais pobres da população. Porém, hoje, percebo que este mercado começa a penetrar nas altas sociedades, vestindo-se de novos significados, diferentes dos de sua origem. Assim, o objetivo dessa dissertação é compreender o processo de construção e de movimento dos significados culturais no consumo de roupas de segunda mão, adquiridas pelos consumidores de um brechó sofisticado na cidade do Rio de Janeiro.Como objetivos específicos, proponho: descrever o funcionamento do brechó onde são consumidas as roupas de segunda mão, descrever quem são os consumidores de roupas de segunda mão do brechó e descrever os significados culturais atribuídos ao consumo destes bens. Para alcançar estes objetivos, me posiciono epistemologicamente de forma interpretativista, elegendo a etnografia como a via adequada para a realização desta pesquisa. Os resultados deste estudo apresentam a dinâmica do processo de construção e de movimento dos significados das roupas de segunda mão, através de um processo fluído, que permite a mudança e a transformação dos significados, sendo estes compartilhados entre seus agentes constitutivos – bens de consumo, consumidores/formadores de opinião, ponto de venda e contexto cultural. Além disto, como achado de campo, encontro significados atribuídos ao ponto de venda – point, casa da amiga, sofisticado e melhor que loja – e significados para os bens de consumo – qualidade, reciclagem de marcas de griffe, estar na moda e novo.
The subject cultural meaning of consumer goods establishes at academy since the decade of 1980, being constantly approached by authors from marketing, anthropology and sociology. Perceiving a lack at cultural meaning of consumer goods studies, McCracken (1986) proposes a theoretical model, presenting the mobility quality of meanings, through a rigid structure, that is used as a starting point to the realization of this dissertation. Considering that clothes can be understand as a consumer good that expresses a culture meaning, I wonder being instigating understand the cultural meaning of second hand clothes. Since its beginning, this market suffers variances, amplifying and reducing its size according to socio-cultural and economics happenings from the different ages, always maintaining relationship with charity and lower classes of society. However, today, I perceive that this market starts to penetrate at the high levels of society, dressing it up with new meanings, different from those ones of its origins. Thus, the main goal of this dissertation is to understand the process of construction and movement from cultural meaning of second hand clothes, acquired by the consumer of a sophisticated thrift shop at the city of Rio de Janeiro.As specific goals, I propose: describe the functioning of the thrift shop where second hand clothes are consumed, describe who are the consumers of second hand clothes from thrift shop and describe the consuming cultural meaning of these goods. To reach these goals, I position myself epistemologically as interpretativist, electing ethnography as an appropriate way to realize this research. The results of this study presents a dynamic process of construction and movement of cultural meanings of second hand clothes, through a fluid process, that allows the change and the transformation of meanings, being cherished between its constructive agents – consumer goods, consumers/opinion leaders, point of sale and cultural context. Besides that, as fields findings, I find meanings to the point of sale – point, friend’s house, sophisticated and batter than store – and meanings to consumer goods – quality, recycling griffe brands, on fashion and new.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1109
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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