Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11114
Type: masterThesis
Title: A presença e a ausência do reconhecimento social: os discursos docentes na coluna “Palavra de professor” (Jornal Extra Classe, SINPRO/RS, 2006 – 2015)
Author(s): Cuty, Jerusa Alves
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2017
Keywords: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: A pesquisa teve como proposta investigar o reconhecimento social do professor por meio dos discursos docentes na coluna “Palavra de Professor” do Jornal Extra Classe, SINPRO/RS. Assim, o corpus total da pesquisa da dissertação está composto por vinte e três textos, coletados na versão on-line, selecionados ao longo da produção de dez anos, de 2006 a 2015, levando em consideração vocábulos que mostrassem o termo reconhecimento ou seus derivados. Como problema de pesquisa questionou-se: Quais são as evidências da implicação das esferas de reconhecimento, no contexto intersubjetivo, através dos escritos de professores do ensino privado na referida coluna? O objetivo geral proposto para esta pesquisa foi investigar os indicadores de presença ou de ausência de reconhecimento. A pesquisa apresenta como objetivos específicos que auxiliaram para a delimitação do tema: a) conhecer qual é o lugar do professor dentro dos marcos indicados nos discursos impressos na coluna “Palavra de professor”; b) analisar como o professor se vê e se coloca no processo de reconhecimento social. Como marco teórico, foi escolhido o filósofo alemão Axel Honneth, com sua Teoria do Reconhecimento, na qual o pensador propõe as esferas de reconhecimento que foram enfocadas como categorias a priori, as quais demonstram uma imbricação entre o contexto intersubjetivo (amor, direito e estima social) e o contexto subjetivo (autoconfiança, autorrespeito e autoestima) de uma matriz social. Com esses indicadores, objetivou-se conhecer quais são as evidências de reconhecimento, no contexto intersubjetivo, que surgem na coluna e, analogamente, pretendeu-se identificar os elementos que demonstrassem o contexto subjetivo da relação docente em qualquer contexto inter-relacional.Como categorias a posteriori, criadas a partir da Análise de Conteúdo (AC), com Laurence Bardin como maior expoente, a pesquisa envolveu o tratamento dos dados para enfocar os efeitos de sentido do reconhecimento, o que foi posto em confluência com as esferas de reconhecimento de Honneth. Depreendeu-se, assim, que o amor à profissão, primeira esfera da Teoria do Reconhecimento, alicerça a maioria dos docentes, mas eles desejam ter seus direitos assegurados e desejam ter a estima social presente.
The research had as proposal to investigate the social recognition of the teacher through the teaching discourses in the column "Word of Professor" of the Extra Class Journal, SINPRO / RS. Thus, the total corpus of the research of the dissertation is composed of twenty-three texts, collected in the online version, selected during the production of ten years, from 2006 to 2015, taking into account words that show the term recognition or its derivatives. As a research problem, we questioned: What are the evidences of the implication of the spheres of recognition, in the intersubjective context, through the writings of teachers of private education in the said column? The general objective proposed for this research was to investigate indicators of presence or absence of recognition. The research presents as specific objectives that helped to delimit the theme: a) to know the place of the teacher within the marks indicated in the speeches printed in the column "Word of teacher"; b) analyze how the teacher sees and places himself in the process of social recognition. As a theoretical framework, the German philosopher Axel Honneth was chosen, with his Theory of Recognition, in which the thinker proposes the spheres of recognition that have been focused as a priori categories, which demonstrate an imbrication between the intersubjective context (love, law and esteem social) and the subjective context (self-confidence, self-respect and self-esteem) of a social matrix. With these indicators, we aimed to know the evidences of recognition, in the intersubjective context, that appear in the column and, similarly, it was intended to identify the elements that demonstrate the subjective context of the teacher relationship in any inter-relational context.As a posteriori categories, created from Content Analysis (AC), with Laurence Bardin as the main exponent, the research involved the treatment of the data to focus the effects of sense of recognition, which was put in confluence with the spheres of recognition of Honneth. It was thus deduced that love of the profession, the first sphere of the Theory of Recognition, underlies most teachers, but they wish to have their rights guaranteed and wish to have social esteem present.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11114
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000488266-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,45 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.