Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11115
Tipo: masterThesis
Título: Tecnologias digitais como alternativa complementar à comunicação entre a família e a escola: um estudo na educação infantil
Autor(es): Silva, Ana Paula Rocha da
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: EDUCAÇÃO INFANTIL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, investigou o uso das Tecnologias Digitais (TD) no auxilio à comunicação entre a escola e a família no que tange ao acompanhamento do desenvolvimento das crianças nas escolas de Educação Infantil privadas de Porto Alegre analisando as possibilidades e os desafios frente à adoção de tais recursos. Os objetivos foram identificar quais Tecnologias Digitais são utilizadas na comunicação complementar com os pais das crianças nas escolas privadas de Educação Infantil de Porto Alegre, compreender a contribuição destas tecnologias, considerando a opinião dos gestores e dos coordenadores pedagógicos das escolas, como complemento à sua comunicação com os pais e refletir acerca das implicações decorrentes da adoção de tais recursos como complemento à sua comunicação com os pais. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores e os coordenadores pedagógicos de nove escolas de Educação Infantil privadas de Porto Alegre. No referencial teórico foram utilizados autores das áreas da tecnologia como Levy, da comunicação como Santaella e, da Educação Infantil como Zabalza, Bassedas, Huguet e Solé. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso.O método de análise de dados foi a Análise Textual Discursiva, sendo os instrumentos de coleta de dados questionário e entrevistas. Os principais resultados alcançados mostram que: a) a tecnologia auxilia a comunicação entre a escola e a família, no entanto, para que ela seja afetiva, depende da forma como a utilizamos; b) entre os benefícios do uso estão a agilidade, a simultaneidade, a quantidade de informações trocadas e a facilidade de acesso; c) como desafios, há questões relacionadas ao Hardware, ao Software e às Pessoas. Como contribuição da pesquisa, sugerimos que as escolas construam um código de conduta para o uso das tecnologias. Fica em aberto para discutir em possíveis trabalhos futuros: o questionamento sobre a formação dos professores para o uso das tecnologias na relação com as famílias e ampliar a investigação incluindo a opinião dos pais e dos educadores sobre a adoção das tecnologias na comunicação entre a família e a escola.
This study, linked to Graduate Program in Education at Pontifical University Catholic of Rio Grande do Sul, in the research line Formation, Policies and Practices in Education, investigated the use of digital technologies (TD) in aid to communication between the school and the family with regard to the monitoring of the development of children in privately schools for Early Education in Porto Alegre analyzing the possibilities and the challenges facing the adoption of such resources. The objectives were to identify what digital technologies are used in complementary communication with parents of children in privately schools for Early Education in Porto Alegre, understanding the contribution of these technologies, considering the opinion of managers and pedagogical coordinators of schools, as a complement to your communication with parents and reflect the implications arising from the adoption of such resources as a complement to your communication with the parents. The subjects of the research were managers and pedagogical coordinators of nine early childhood schools deprived of Porto Alegre. In the theoretical framework of authors were used technology like Levy, communication as Santaella and, of early childhood education, as Zabalza, Bassedas, Huguet and Solé. As research methodology, we opted for the qualitative approach, the type case study. The data analysis was perform using the Textual Discourse Analysis method and to collect the data, it used a: online self-administered questionnaire and interviews.The main results of the research show that: a) the technology helps the communication between the school and the family, however, for it to be affective, depends on how we use it; b) among the advantages for use are agility, concurrency, the amount of information exchanged and the ease of access; c) as challenges, there are issues related to Hardware, Software and People. As a contribution of the research, we suggest that schools build a code of conduct for the use of technologies. Is open to discuss possible future work: the questioning about the training of teachers to the use of technologies in relation to families and to expand research including the opinion of parents and teachers about the adoption of technologies in communication between family and school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11115
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000488267-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo927,3 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.