Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1139
Tipo: masterThesis
Título: A formação de capital social através de redes sociais na internet
Autor(es): Amaral, Henrique Gonçalves
Orientador: Testa, Mauricio Gregianin
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
REDES SOCIAIS
INTERNET
CAPITAL SOCIAL
Resumo: A evolução da internet criou o ambiente adequado para a criação e rápido desenvolvimento das redes sociais digitais. No mundo inteiro e também no Brasil, as redes sociais na internet tornaram-se importantes instrumentos de comunicação e formação de laços sociais. Um outro conceito já antes utilizado nas redes sociais “off-line”, o capital social, que procura verificar os benefícios decorrentes da participação na rede, chegou também ao mundo digital para auxiliar na mensuração das vantagens obtidas pela presença e participação em uma rede social na internet. O intenso uso das redes sociais digitais por parte dos brasileiros, a polêmica entre ser ou não vantajoso habilitar os funcionários o uso dos sites de redes sociais, as novas oportunidades para as empresas decorrentes do uso de tal tecnologia e a falta de estudos sobre a relação entre redes sociais digitais e o capital social foram justificativas importantes para o presente estudo. Nesta esteira, esta pesquisa objetivou identificar a relação entre a intensidade de uso das redes sociais e a formação de capital social. Foi realizada, portanto, uma pesquisa exploratória do tipo survey, replicando e adaptando duas outras pesquisas americanas sobre o tema. Após a tradução, elaboração da primeira versão, validação de face e elaboração da versão final do questionário, chegou-se a um instrumento de pesquisa para avaliar o capital social em redes sociais na internet. Este instrumento foi aplicado em 274 alunos de cursos de graduação diversos da PUCRS.Os dados foram tratados e submetidos a alguns métodos estatísticos como análise fatorial, análise de regressão, teste t e anova. Ao cruzar as variáveis de intensidade de uso e capital social com algumas variáveis demográficas, foi possível identificar algumas tendências úteis para mapear a intensidade e intenção de uso das redes sociais na internet. Foi observado também que tanto o capital social fortalecedor como o conector são influenciados pela intensidade de uso das redes sociais digitais, com mais ênfase para este último tipo, concluindo que são os laços fracos os mais beneficiados pela utilização das redes na internet.
The evolution of internet has opened the doors for an adequate place for the creation and quick development of social media. Both in Brazil and all over the world, social networks on the internet have become important tools for communication and for the establishment of social ties. Additionally, another concept which has already been used in “off-line” social networks, the social capital, which is intended to look for the benefits arising from the use of such networks, has come to the digital world to help measure the advantages obtained by the presence and participation in a social network on the internet. The intense use of digital media by Brazilians, the controversies over whether it is advantageous to allow or not allow employees to use them, the new business opportunities arising from the use of such technologies and the lack of studies on the relationship between social media and the capital have been the motivating reasons for this study. On this line, this investigation is intended to spot the relationship between the intensity of use of social networks and social capital formation. Therefore, an investigative survey has been conducted, replicating and adapting two other American investigations on the topic. So that we could obtain a research instrument in order to appraise the social capital in social networks on the internet, the document was translated, the first draft was designed, face validation was addressed and the final draft of the survey was designed. This instrument was applied in 274 undergraduate students of several different majors at PUCRS.The data were treated and submitted to some statistical methods such as factor analysis, regression analysis, t test and anova. By analyzing the variables of intensity of use and use of social capital with some demographic variables, it was possible to identify some useful trends to map out the intensity and intentions for use of social networks on the internet. We could also note that both the bonding and bridging social capital are influenced by the intensity of use of social media, with a stronger emphasis on the latter; thus we can reckon that the weaker ties that benefit the most from the use of social networks on the internet.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1139
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