Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1142
Tipo: masterThesis
Título: Influência da ambiência de loja na experiência de consumo: uma pesquisa no mercado da arte
Autor(es): Barbosa, Bibiana Balbuena
Orientador: Espartel, Lélis Balestrin
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
CONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Resumen: Experiências diversas são vivenciadas por consumidores quando esses realizam seus atos de compra. O prazer e a satisfação gerados pelo ato de comprar estão diretamente ligados a diferentes elementos presentes no momento da compra, tais como questões relacionadas ao produto consumido em si, fatores intrínsecos ao ambiente onde tal ato é realizado e características pessoais do indivíduo que consome. O ambiente de loja possui uma série de componentes tangíveis e intangíveis capazes de transformar a percepção e as emoções dos consumidores sobre a experiência no varejo. O conhecimento das variáveis componentes da criação das experiências torna-se uma importante ferramenta de marketing, pois ao compreendê-las é possível gerenciá-las, arquitetando os elementos ambientais de forma a criar experiências de consumo positivas e memoráveis para os clientes, gerando assim a satisfação destes e, também, resultados mercadológicos positivos para o varejo.Por se tratar de um mercado cercado de simbolismo e significados hedônicos, o mercado da arte configura-se como um cenário onde percebe-se a importância da experiência vivenciada pelo consumidor, pois esta pode representar um relevante diferencial em um contexto em que o consumo do produto em si já vem agregado de simbologias e hedonismo. Para viabilizar este estudo foi escolhida a Galeria “Bolsa de Arte”, de Porto Alegre, como campo de exploração para pesquisa. Ela foi escolhida por se tratar de uma galeria de luxo bastante conceituada no mercado. O estudo teve como propósito compreender como ocorre a elaboração das estratégias de ambientação de loja de uma galeria de arte e como se dão as percepções dos clientes deste mercado frente aos estímulos ambientais influenciadores de suas experiências de consumo.Para tanto foi construído um refencial teórico com vistas a elucidar questões sobre a temática e embasar a pesquisa de campo que foi aplicada em sequência neste trabalho. A metodologia escolhida seguiu a abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas em profundidade e seções de observações como técnicas de coleta de dados. Foi constatado que, de maneira geral, os clientes da galeria de arte sentem-se satisfeitos com a experiência de consumo dentro desta loja de varejo de luxo. Estes percebem a importância de os elementos ambientais possuírem as características existentes, pois concordam que o objetivo maior é o foco nas obras. Ficou clara a importância que os aspectos ambientais da loja possuem na experiência dos clientes na galeria de arte estudada. Os resultados desta pesquisa indicam que é necessário que sejam identificadas as peculiaridades de cada nicho de mercado para que as características ambientais possam maximizar as qualidades tanto do ambiente quanto dos produtos comercializados, gerando assim contribuições teóricas e gerenciais para este campo ainda pouco estudado, que é o mercado da arte.
Different experiences are lived by consumers when they perform their acts of purchase. The pleasure and satisfaction generated by the act of buying are directly linked to many elements present at the time of purchase, such as issues related to the product consumed itself, factors intrinsic to the environment where such an act is done and the personal characteristics of the individual who consumes. The store environment has a number of tangible and intangible components that transform the perception and emotions of consumers on the experience they are living at the retail. The knowledge of the elements that create the experiences becomes an important marketing tool; this way they can be managed, elaborating environmental elements to create positive and memorable experiences for customers, thereby generating the consumers satisfaction and also positive results for retail marketing. Because it is a market surrounded by symbolism and hedonic meanings, the art market appears as a scenario where one realizes the importance of lived experience for consumers because it may represent a significant differential in a context in which the consumption of the product itself comes aggregate of symbologies and hedonism.To enable this study was chosen the Gallery "Bolsa de Arte", in Porto Alegre, as a field of exploration for this research. It was chosen because it is a very prestigious gallery of this luxury market. The study aimed to understand how it is done the development of the store ambiance strategies in an art gallery as well as how it occurs perceptions of the customer of this market in face of the influence of the environmental stimuli. To do so it was built a theoretical background aiming to elucidate questions about the theme and to base the research field that has been applied in sequence in this work. The chosen methodology followed a qualitative approach. We performed exploratory research; semi-structured in-depth interviews and sections of observations constituted the ways of data collection. Was found that in general the art gallery customers are satisfied with the consumption experience within this retail store luxury. They realize the importance of environmental elements possess the actual characteristics, since it’s agree that the goal is to focus on the artworks. It was clear the importance that the store environmental aspects have in the customer experience in the art gallery studied. The results of this research indicate that it must be identified peculiarities of each market niche for the elaboration of the environmental characteristics that can maximize the qualities of both the environment and the products sold, thereby generating theoretical and managerial contributions to this field still poorly studied, which is the art market.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1142
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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