Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1149
Tipo: masterThesis
Título: Identificação de critérios para monitorar a efetividade dos mecanismos de governança de tecnologia da informação
Autor(es): Wiedenhöft, Guilherme Costa
Orientador: Luciano, Edimara Mezzomo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a efetividade da Governança da Tecnologia da Informação (TI), em especial o monitoramento desta efetividade. Considera-se para este estudo que Governança TI é a estrutura de tomada de decisão que determina as responsabilidades de cada indivíduo e os mecanismos necessários para estimular os comportamentos desejáveis em relação aos recursos de TI, visando o alcance de seus objetivos. Entende-se que os mecanismos de Governança TI são o conjunto de práticas e arranjos utilizado para operacionalizar os objetivos da Governança de TI, respeitando seus princípios. Para que este estudo tivesse êxito em seu propósito, diferentes técnicas de coleta de dados foram utilizadas, dentre elas, a realização de uma Survey e entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo como respondentes 41 profissionais da área de TI envolvidos com GTI. A survey contou com a participação de 26 especialistas em Governança de TI, atuando como CIO's, Gerentes de TI ou analistas de Governança de TI. Uma discussão complementar à survey com um expert com mais de 15 anos de atuação na área foi realizada. As entrevistas envolveram 14 profissionais com atuação superior a dez anos em cargos de liderança na área de TI em empresas com modelos de Governança de TI formalizados.Como resultado, este estudo obteve a definição de uma abordagem para efetividade da Governança de TI na qual a mesma é considerada efetiva na medida em que seus mecanismos conseguem atender aos objetivos definidos pelas estratégias da organização para a Governança de TI, respeitando os princípios da GTI e atendendo a seus stakeholders. A pesquisa permitiu, ainda, qualificar um conjunto de 25 mecanismos utilizados pelas organizações para a implementação da Governança de TI, identificando-se ainda quais eram as expectativas das empresas em relação à adoção destes mecanismos. Definiu-se um conjunto com os 10 principais benefícios esperados pelos entrevistados apontando que na concepção destes, as empresas estão em busca da organização da área de TI, bem como do aumento das formas de controle e mensuração da área de TI. O estudo apresenta ainda que, mesmo que os entrevistados tenham adotado um discurso de desdobramento do planejamento estratégico como forma de definir os mecanismos de Governança de TI utilizados.O principal método para definir ou escolher os mecanismos de Governança de TI é feito através da adoção de modelos de boas práticas como, por exemplo, o ITIL e o COBIT ou através de um processos de benchmark com outros profissionais ou empresas, denotando que a decisão de quais mecanismos devem ser utilizados para implantação de uma Governança de TI efetiva é resultado de um processo mimético. Contudo, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de nove critérios que podem ser utilizados para construção de métricas e indicadores para monitorar a efetividade da Governança de TI. Estes critérios forma separados de acordo com duas dimensões da efetividade. A análise apontou ainda que as empresas concentram-se principalmente no monitoramento da efetividade da Governança de TI considerando uma perspectiva operacional da área, utilizando critérios em sua maioria de caráter financeiro, econômico, de produtividade e utilização de recursos. Desta forma, a dimensão externa da efetividade, representada por critérios como os alinhamento estratégico, a satisfação dos stakeholders e a conformidade com regulatórios, é pouco utilizado.
This research has as a topic the effectiveness of the Information Technology Governance, in particular the monitoring of its effectiveness. For this study, it is considered that the IT Governance is a decision making structure that determines the responsibilities of each individual, and the mechanisms required to stimulate the desired behaviors related to IT resources, with the goal of achieving the IT Governance objectives. It is understood that the IT Governance mechanisms are a set of best practices and arrangements used to operationalize the goals of the IT Governance, respecting its principles. Different means of information gathering were used in this study in order for it to achieve its purpose. Among them are the use of a Survey and the use of semi structured interviews. This research interviewed 41 professionals who worked in the IT area and were involved with IT Governance. The survey had the participation of 26 specialists in IT Governance. These specialists worked as CIO’s, IT Managers or IT Governance Analysts. A discussion complementary to the survey, with an expert with more than 15 years of experience in the area was also performed. The interviews involved 14 professionals with more than 10 years of experience in leadership roles in the IT area, working at companies with formalized models of IT Governance.As a result, this study obtained a definition of an approach to the effectiveness of the IT Governance, which is considered effective when the mechanisms are able to attend to the objectives defined by the strategies of the organization for IT Governance, respecting its principles and attending its stakeholders. This research was also able to qualify a set of 25 mechanisms used by the organizations to implement IT Governance. It also identified which were the expectations of the companies regarding the adoption of those mechanisms. This study showed the top 10 benefits expected by the interviewees pointing that, in their conception, the companies are looking for the organization of the IT area, and the increase of means of control and measurement of the IT area. This study also shows that even when the interviewees had adopted a speech of deployment of the strategic planning as a mean to define the used mechanisms of the IT Governance, the main method to define or choose such mechanisms is the adoption of best practice models, such as ITIL and COBIT, or through a process of benchmark with another IT professionals or companies, denoting that the decision of which mechanisms should be used to an effective implementation of IT Governance is a result of a mimetic process.However, the main contribution of this research is the identification of nine criteria that can be used to build metrics and indicators to monitor the IT Governance effectiveness. These criteria were split according to two dimensions of effectiveness. The analysis also showed that the companies focus mainly on the monitoring of the IT Governance considering the operational area, using mainly financial, economic, productivity and resource usage criteria. In this manner, the external dimension of the effectiveness, represented by criteria like strategic alignment, stakeholder’s satisfaction and compliance with laws, are underutilized.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1149
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