Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11939
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntonello, Ivan-
dc.contributor.authorBerg, Eder de Mattos-
dc.date.accessioned2018-07-03T12:03:15Z-
dc.date.available2018-07-03T12:03:15Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11939-
dc.description.abstractO ensino da Atenção Primária à Saúde na graduação do curso de Medicina tem sido um desafio constante para os docentes e instituições. Propõe uma medicina ambulatorial distante da prática hospitalar cotidiana dos alunos e tende a não ser assunto de interesse maior dos mesmos. Com o objetivo de trazer a discussão para o tema, este estudo avalia a identificação dos atributos da atenção primária em saúde, o desempenho de uma Unidade de Saúde da Família em Porto Alegre, e as expectativas e percepção do realizado em estudantes de medicina antes e após a realização do Internato em Saúde Coletiva. Utiliza para isso a identificação dos atributos da Atenção Primária, a avaliação do atributo integralidade pelo questionário sobre Atenção Primária à Saúde (PCA tools) e questões abertas sobre a expectativa e realidade encontrada em Unidades de Saúde da Família. A análise das respostas se fez por estatística descritiva e análise de conteúdo, de Bardin. Como resultado, ao final, os alunos identificaram maior número de atributos da Atenção Primária a Saúde, trouxeram aspectos importantes na avaliação das Unidades da estratégia de saúde da família, e a leitura de suas falas em resposta ás perguntas abertas sobre o estágio evidenciou a expectativa e percepção do realizado na atenção e educação em saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of Primary Health Care in undergraduate medical school has been a constant challenge for professors and educational institutions. It proposes an outpatient care distant from the students' day-to-day hospital practice and tends not to be a subject of greater interest to them. With the purpose of discussing the topic, this study evaluates the identification of the attributes of primary health care, the performance of a Family Health Unit in Porto Alegre, and the expectations and perception of what was performed by medical students before and after the completion of the Internship in Collective Health. In order to do so, the identification of primary care attributes, the evaluation of the integrality attribute through the questionnaire on Primary Health Care (PCA tools), and open-ended questions about the expectation and reality found in Family Health Units were used. Answer analysis was done using Bardin’s descriptive statistics and content analysis. As a result, at the end, students had identified more attributes of Primary Health Care, brought up important aspects in the evaluation of the Family Health Strategy Units, and their written answers to the open-ended questions about the internship evidenced the expectation and perception of what was performed in care and health education.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.subjectATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO MÉDICApt_BR
dc.titleIdentificação dos atributos da atenção primária e de expectativas sobre o internato em saúde coletiva por estudantes de medicina em estágio em unidade de saúde da família de Porto Alegrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_EDER_DE_MATTOS_BERG_COMPLETO.pdfTexto completo2,19 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.