Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12007
Tipo: doctoralThesis
Título: Procedimentos comunicacionais necessários para uma relação eficiente entre o poder público e sociedade: a construção de um saber conjunto
Autor(es): Biffignandi, Ney Fernando da Silva
Orientador: Dornelles, Beatriz Corrêa Pires
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: CIDADANIA - ASPECTOS SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DEMOCRACIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: A presente tese aborda a Comunicação Pública, produzida pelo poder público, e a sua relação com a sociedade, representada pelas comunidades desassistidas social, cultural e economicamente. Partindo do direito constitucional à informação a pesquisa procurou referenciar os pressupostos teóricos da comunicação aos procedimentos adotados pelas organizações públicas em sua relação com o usuário reforçando a sua importância na qualidade de um instrumento de cidadania e inserção social. A metodologia fundamentou-se na revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com os responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação das políticas públicas de comunicação. A partir do material coletado foi avaliada a sua eficácia e legitimação perante os novos programas de qualidade total na transmissão da informação como um pressuposto fundamental da democracia. A abordagem focou o processo de transmissão da informação pública dirigida ao segmento marginalizado da sociedade, evidenciando a importância da compreensão de sua linguagem e expressão particulares presentes em sua vivência cotidiana. Os resultados obtidos apresentaram importantes elementos contributivos para a formação de novas práticas de Comunicação Pública, fundamentadas pela excelência da relação que envolve o Estado e o cidadão. As informações propiciaram o reconhecimento de que cada uma dessas ações remete a premência da participação dos governos na construção social e na promoção de políticas adequadas em benefício da população brasileira. O desafio de pesquisar e propor uma metodologia de comunicação com o objetivo de orientar, integrar e repassar informações em todos os níveis, considerando que a participação através do diálogo, como um instrumento metodológico de comunicação eficaz.
This thesis deals with Public Communication, produced by government, and its relationship with society, represented by socially, culturally and economically disadvantaged communities. Starting from the constitutional right to the information the research sought to refer the theoretical presuppositions of the communication to the procedures adopted by the public organizations in their relation with the user as instrument of citizenship and social insertion. The methodology was based on bibliographic review, documentary analysis and interviews with those responsible for the development and application of public communication policies. From the collected material was evaluated its effectiveness and legitimacy before the new programs of total quality in the transmission of information as a fundamental presupposition of democracy. The approach focused on the process of transmitting public information aimed at the marginalized segment of society, highlighting the importance of understanding their particular language and expression in their daily lives. The results obtained presented important contributory elements for the formation of new practices of Public Communication, based on the excellence of the relation that involves the State and the citizen. The information provided the recognition that each of these actions refers to the urgency of the participation of governments in social construction and the promotion of adequate policies for the benefit of the Brazilian population. The challenge of researching and proposing a communication methodology with the objective of guiding, integrating and passing on information at all levels, considering that participation through dialogue, as an effective methodological communication tool.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12007
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