Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12021
Tipo: doctoralThesis
Título: A teoria fundante da sabedoria
Autor(es): Splettstösser, Aline Isaia
Orientador: Borges, Rodrigo
Etcheverry, Kátia Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: SABEDORIA
HERÁCLITO, DE ÉFESIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
FILOSOFIA ANTIGA
Resumen: Nossa pesquisa introduz uma reflexão crítica sobre os estudos epistemológicos acerca da natureza da sabedoria, apontando lacunas nas teorias contemporâneas vigentes. Observamos, na totalidade dos trabalhos analisados, a mesma raiz bibliográfica, fazendo com que a referência a uma sabedoria aristotélica dicotômica dificulte a incorporação de um conceito com propriedades tanto teóricas quanto práticas desse saber. Outra questão relevante é a sinalização da sabedoria como uma virtude meta-cognitiva, o que denotaria incorporar, junto a novas teorias, uma forma de estabelecer um projeto analítico associado a pressupostos éticos. Encontramos, na filosofia de Heráclito, uma sabedoria de imbricamento epistêmico-ético, e evidenciada, inclusive, como bem instrumental. A partir dessas peculiaridades, selecionamos e interpretamos 37 fragmentos da obra heraclítica que permitiram estabelecer novos critérios como orientadores de uma sabedoria integral e dinâmica. A partir dessa perspectiva, propomos a elaboração da Teoria Fundante da Sabedoria (TFS), instituindo quatro condições necessárias, ou princípios basilares, para a obtenção e reatualização da sabedoria humana, considerando que S é sábio somente se: (i) S é consciente da natureza humana, e motivado a superar constantemente a ignorância; (ii) S é comprometido com um conhecimento inovador (em um tempo t, e em relação aos recursos disponíveis de acesso a esse conhecimento); (iii) S domina sua atividade cognitiva através do processo de entendimento crítico; (iv) S estrutura suas virtudes intelectuais através da sensibilidade intelectual (SI), e ajusta suas virtudes morais, através da orientação moral harmônica (OMH), realizando-se em seu caráter distintivo.
Our research introduces a critical reflection on the epistemological studies about the nature of wisdom, pointing out gaps in current contemporary theories. We observe the same bibliographical root in all the analyzed works, making the reference to a dichotomous Aristotelian wisdom hinder the incorporation of a concept with both theoretical and practical properties of this knowledge. Another relevant question is the signalization of wisdom as a meta-cognitive virtue, which would denote incorporating, together with new theories, a way of establishing an analytical project associated with ethical presuppositions. We find, in Heraclitus's philosophy, a wisdom of epistemic- ethical imbrication, evidenced even as an instrumental good. From these peculiarities, we selected and interpreted 37 fragments of Heraclitus' work that allowed us to establish new criteria as guides of an integral and dynamic wisdom. From this perspective, we proposed the Founding Theory of Wisdom (FTW), establishing four necessary conditions, or basic principles, to obtain and re-actualize human wisdom, considering that S is wise only if: (i) S is aware of human nature, and motivated to constantly overcome ignorance; (ii) S is committed to an innovative knowledge (at a time t, and in relation to the available resources to access this knowledge); (iii) S masters their cognitive activity through the process of critical understanding; (iv) S structures their intellectual virtues through intellectual sensitivity (IS), and adjusts their moral virtues through harmonious moral guidance (HMG), taking place in its distinctive character.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12021
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489270-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,78 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.