Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12117
Tipo: masterThesis
Título: Possuir ou experienciar?: entendendo as relações entre o materialismo e o experiencialismo ao longo do processo de consumo de uma experiência
Autor(es): Machado, Maria Amália Dutra
Orientador: Almeida, Stefânia Ordovás de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
MATERIALISMO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumen: Alguns estudos, nomeados pela literatura de recomendação da experiência, têm sugerido que a compra de experiências proporciona mais bem-estar e felicidade ao consumidor, pois oportunizam eventos a serem vividos pelo indivíduo. Entretanto, evidências recentes sugerem que alguns consumidores adquirem uma experiência com a intenção de obter artefatos tangíveis que serão mantidos em sua posse. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo compreender quais são as relações entre as dimensões dos comportamentos materialista e experiencialista ao longo do processo de consumo de uma experiência. Para alcançar esse propósito, este estudo exploratório de natureza qualitativa iniciou sua investigação através da revisão de literatura, que baseou a proposição de quatro dimensões dos comportamentos materialista e experiencialista de consumo. Depois, realizou-se entrevistas com 13 consumidores, antes e depois de fazerem uma viagem internacional. Também foram analisados registros em foto e vídeo dos momentos vividos durante a experiência de consumo feitos pelos próprios participantes.Os resultados apoiam a definição do comportamento materialista de consumo como a ação de usufruir um produto com a intenção de obter artefato que será mantido em posse do indivíduo e, do comportamento experiencialista, como a ação de usufruir um produto com a intenção de obter eventos incomuns na vida do indivíduo. Além disso, os dados demonstram que o mesmo consumidor pode apresentar aspectos de ambos os comportamentos ao longo do processo de consumo. Essa evidência sugere que as pessoas não são materialistas ou experiencialistas, mas agem de maneira materialista e experiencialista durante o consumo. Este trabalho contribui de três formas para a teoria sobre a recomendação da experiência. Em primeiro lugar, apresenta definições das ações e intenções do consumidor e os aspectos relacionados ao materialismo e ao experiencialismo. Em segundo lugar, os resultados apoiam a proposição de uma categorização de produtos, que podem ser bens materiais e outros artefatos; serviços prestados durante o consumo; ou experiências, que são atividades incomuns realizadas pelo consumidor ao longo do processo. Em terceiro lugar, a análise demonstra que o processo de consumo é um conjunto de ações do indivíduo durante um determinado tempo.
Some studies are named experience recommendation and have suggested that experience purchase provides more welfare and happiness to consumers because gives life events for the individual. However, recent evidence argues that some consumers acquire an experience with the intention to obtaining tangible artifacts that are held in their possession. Therefore, the present work objective is comprehending which relationships exist between the dimensions of materialist and experientialist behaviors throughout the process of consumption of an experience. In this way, this exploratory qualitative investigation begins with a literature review to propose four dimensions of the materialist and experientialist consumption behavior. Then, 13 consumers are interviewed before and after they realized an international travel. Also, photographys and videos of the moments lived throughout the trip made by the own participants are analyzed. The results point the definition of materialist consumption behavior as the action of using a product with the intention of obtaining an artifact that is held in individual possess, and experientialist consumption behavior as the action of using a product with intention of obtaining events unusual in the life’s subject.Data shows that same consumer can present aspects of both behavior throughout consumption process. This study contributes in three ways to the experience recommendation theory. First, the analysis shows definitions of the actions and intentions of consumer and aspects related to materialism and experientialism. Second, the results support the proposed categorization of the products, that can be material goods and other artifacts; services provided throughout the consumption; or experiences, that are unusual activities realized by the consumer throughout process. Third, the analysis demonstrates consumption process is a set of individual action along a determined period.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12117
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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