Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/12379
Type: doctoralThesis
Title: Consciência e relevância no diálogo pedagógico: uma interface psicolinguística
Author(s): Saraiva, Jonas Rodrigues
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2018
Keywords: DIÁLOGO (PSICOLINGUÍSTICA)
APRENDIZAGEM
PROFESSORES E ALUNOS
PSICOLINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA
Abstract: Esta tese relaciona os conceitos de consciência e de relevância, aplicando-os ao estudo do diálogo empreendido em sala de aula entre professor e aluno. O objetivo geral é abordar a interação dialógica em situações de ensino-aprendizagem, considerando as funções do professor e do estudante, visando a uma proposta de contribuição teórico-prática para os conceitos linguístico-pedagógicos que subjazem a tais situações, a partir de uma interface psicolinguística. O trabalho se fundamenta principalmente nos conceitos de consciência e consciência linguística (BAARS, 1997; DEHAENE, 2009; GOMBERT, 1992), relevância (SPERBER; WILSON, 1986; 1995; 2005; derivada de GRICE, 1975), diálogo educacional (WALTON, 2012) e mediação (VYGOSTSKY, 1991; 1993), em uma interface psicolinguística desses conceitos, considerando as demais áreas e subáreas envolvidas, e baseando-se na visão de interdisciplinaridade por meio da intradisciplinaridade (COSTA, 2007).São estudadas características cognitivas e comunicacionais do diálogo, sob o prisma do processamento da linguagem, propondo, a partir da imbricação teórica entre Linguística e Psicologia, com base, respectivamente, na noção pragmática de relevância e na noção psicológico-cognitiva de consciência, a constituição interdisciplinar de um tipo de diálogo específico das situações de aprendizagem. Nesse diálogo, o professor assume a posição de gestor da interação ao utilizar-se da capacidade de metacognição para focalizar sua atenção a características dos próprios processos de compreensão e produção de linguagem, visando a sua máxima relevância e, por conseguinte, otimizando a mediação da produção de conhecimento. A partir de uma disposição metacognitiva de análise (DMA) da própria linguagem, ele é capaz de comunicar-se de forma consciente, constituindo o que denominamos “Diálogo Pedagógico Consciente” (DPC).O estudo desse tipo de diálogo está norteado por duas questões, que delineam o problema de pesquisa abordado: a) Quais aspectos linguísticos e metalinguísticos do diálogo pedagógico podem ser levantados como preponderantes para a produção de conhecimento em situação formal de ensino?; e b) Como a consciência do professor sobre os aspectos linguísticos do diálogo pode ser preponderante para a mediação na produção de conhecimento?. Tendo em vista esse problema de pesquisa, as contribuições do trabalho se dão, no âmbito teórico, considerando inovações conceituais interdisciplinares, como a DMA e o próprio DPC, e, no âmbito prático, considerando o potencial de aplicação da proposta por meio da exemplificação do processamento do DPC e por meio da constituição de um Questionário Autoaplicável de Consciência, visando à formação docente. A principal conclusão do estudo diz respeito ao potencial de contribuição da proposta para uma definição do papel sociopedagógico do professor como mediador consciente da situação de aprendizagem, com vistas à potencialização da aprendizagem por meio do diálogo.
This thesis connects the concepts of consciousness and relevance, applying them to the study of the dialogue between teacher and student undertaken on the classroom. The main goal consists in to approach the dialogical interaction on teaching-learning situations, considering the roles of teacher and student, aiming to propose a theoretical-practical contribution to the linguistic-pedagogical concepts which underlie such situations, by means of a psycholinguistic interface. This work is mainly based on the concepts of consciousness and linguistic consciousness (BAARS, 1997; DEHAENE, 2009; GOMBERT, 1992), relevance (SPERBER; WILSON, 1986; 1995; 2005; derived from GRICE, 1975), educational dialogue (WALTON, 2012) and mediation (VYGOTSKY, 1991; 1993), by means of a psycholinguistic interface of such concepts, considering the other areas and subareas involved, based, also, on interdisciplinary perspectivism from interdisciplinarity (COSTA, 2007). Cognitive and communicative characteristics from the dialogue are investigated, under language processing’s prism, proposing, towards the theoretical imbrication between Linguistics and Psychology, based, respectively, on the pragmatic notion of relevance and the psychologic-cognitive notion of consciousness, the interdisciplinary constitution of a specific kind of dialogue geared onto learning situations.In such dialogue, the teacher assumes a manager position concerning the interaction by using its metacognitive capacity to focalize its attention on characteristics regarding the processes of language comprehension and production, looking to its maximum relevance and, therefore, optimizing the knowledge’s production mediation. From a metacognitive analysis disposition (MAD) concerning the language, the agent turns out to be able to communicate in a conscient manner, which constitutes what we name as “Conscient Pedagogical Dialogue” (CPD). The investigation concerning this kind of dialogue is geared towards two questions, which outline the approached research problem: a) Which linguistic and metalinguistic aspects from pedagogical dialogue may be raised as preponderant to the production of knowledge in formal teaching situations?; and b) How the professor’s consciousness concerning linguistic aspects of the dialogue may be preponderant to the knowledge’s production mediation?. Considering this research problem, this work contributions are placed, on a theoretical field, whereas interdisciplinary conceptual innovations, as MAD and CPD, and, on a practical field, whereas the proposal’s application potential by means of CPD’s exemplification processing and Consciousness Self-Application Quiz’s constitution, looking into teacher training. This study’s main conclusion regards the proposition’s potential contribution into the professor’s role as a conscient manager of teaching with a view to the learning’s potentialization by means of the dialogue.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12379
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