Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12432
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.authorPauletti, Fabiana
dc.date.accessioned2018-08-07T12:03:30Z-
dc.date.available2018-08-07T12:03:30Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12432-
dc.description.abstractEsta investigação apresenta as principais concepções e práticas de pesquisa como princípio educativo no ensino de Ciências na Educação Básica em contextos brasileiros. A questão que guiou esta investigação foi: Quais as concepções e práticas de pesquisa como princípio educativo no ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil? Desse modo, o objetivo geral é compreender a pesquisa como princípio educativo no ensino de Ciências na Educação Básica em contextos brasileiros. Trata-se de um estudo teórico, com abordagem qualitativa, cujo método de pesquisa consiste na Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O trabalho consistiu na identificação de pesquisadores doutores brasileiros, com pelo menos duas produções, no período de 2000 a 2015, cujas palavras-chave, além de referir a expressão “ensino de Ciências”, referissem também expressões como: “educar pela pesquisa”, “pesquisa em sala de aula”, “investigação na sala de aula”, “ensino pela pesquisa”, “investigação na escola”, “educação pela pesquisa”, “sala de aula com pesquisa”, “aulas investigativas”, “aula investigativa”, “ensino por investigação” e “aprendizagem por investigação”.Desse modo, chegou-se a 88 pesquisadores das várias regiões do país, com exceção da Região Norte. A produção desses pesquisadores relativas ao tema, nesse período, formou o corpus de análise, constituído de artigos qualificados (Qualis/Capes), livros e capítulos de livros e trabalhos completos em eventos relevantes. A RSL desse corpus, fartamente detalhada no trabalho, conduziu, principalmente, a duas concepções principais de pesquisa como princípio educativo no âmbito do ensino de Ciências, voltada à Educação Básica, mas podendo também se estender ao Ensino Superior e em outras áreas: o educar pela pesquisa/pesquisa em sala de aula e o ensino por investigação. Essas concepções foram caracterizadas de modo a explicitar suas proximidades e distanciamentos.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents the main concepts and survey practices as an educational principle in Science Teaching in Basic Education in Brazilian contexts. The question that guided this study was: What are the conceptions and survey practices as an educational principle in Science Teaching, in Basic Education in Brazil? Therefore, the general purpose it is to understand the research as an educational principle in the Science Teaching in Basic Education in Brazilian contexts. This is a theoretical study with a qualitative approach, whose survey´s method consists in a Literature Systematic Review (LSR). The work consisted in the identification of Brazilian PhDs researchers, with at least two productions, in the period from 2000 to 2015. The key-words, in addition, should mention the expression " Sciences teaching ", referring also expressions such as: "educating by the research", "survey in the classroom", "investigation in the classroom", "teaching by survey", "research in school", "education through research," "classroom with research," "investigative classes", " investigative class ", "teaching by investigation" and "learning by survey". Therefore, it was found 88 researchers from several regions of the country, with the exception of the North Region. The production of these researchers related to the theme, in this period, formed the analysis´ corpus, consisting qualified articles (Qualis/CAPES), books and book chapters and complete works in relevant events. The LSR of this corpus, plentifully detailed in the work, conducted, mainly, the two main conceptions of research as an educational principle in the context of the teaching of the Sciences, focused on the Basic Education, but may also extend to the Higher Education and in other areas: educating for research/survey in the classroom and teaching by investigation. These conceptions were characterized in order to clarify its vicinity and estrangements.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA pesquisa como princípio educativo no ensino de ciências: concepções e práticas em contextos brasileirospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000489483-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,69 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.