Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/12447
Type: masterThesis
Title: Mapeamento da trajetória jornalística: atuação e formação no contexto do jornalismo empresarial
Author(s): Gehlen, Ivana de Jesus
Advisor: Moura, Cláudia Peixoto de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2018
Keywords: JORNALISMO EMPRESARIAL
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de mapear a trajetória jornalística, observando atuação e formação em Jornalismo, para estabelecer sua relação com o Jornalismo Empresarial e o exercício de atividades em agências desse setor. O desenvolvimento teórico possibilita observar a atuação originária do Jornalismo e o novo segmento profissional. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os indícios do exercício do Jornalismo em novos lugares no mercado e também a respeito do ensino proposto para a profissão. Na pesquisa empírica desenvolveu-se um panorama das agências de Comunicação em Porto Alegre (RS) analisando atuação e formação acadêmica das equipes. Utilizamos o método da Cartografia (Deleuze; Guattari, 2011 e Rosário, 2016), com técnicas de Análise de Documentos, segundo Moreira (2005) e Gil (2008). As contextualizações e fundamentações ocorreram com base na pesquisa bibliográfica, principalmente por Melo (1971; 1984; 1994; 1998, 2003, 2006, 2007, 2008; 2015), Meditsch (1999, 2007, 2015), Barbosa (2007), Bueno (2003; 2005; 2009; 2014), Moura (1990, 2001, 2002, 2004, 2008, 2016), Chaparro (1993, 2004, 2009), Torquato (1984; 1986; 2004), entre outros autores. A análises demonstraram que atuação e formação em jornalismo estão presentes num setor de representação do Jornalismo Empresarial, aqui marcado pelas agências de Comunicação Empresarial.
The aim of this work is to chart the journalism track, through the observation of both academic education and professional performance, to verify its relationship with Enterprise Journalism and the activities of agencies of this sector. The theoretical development allows us to observe the original work of Journalism and the new professional segment. For this, a bibliographical research regarding the exercise of Journalism in new places in the market and also the teaching was carried out. The empirical research was constructed based on an overview of the communication agencies in Porto Alegre (RS) analyzing the actuation and academic education of the teams. We used the method of Cartography (Deleuze, Guattari, 2011 and Rosário, 2016), and Document Analysis techniques, according to Moreira (2005) and Gil (2008), besides the bibliographic research based mainly in the contextualizations developed by Melo (1971, 1990, 2001, 2002, 2004), Meditsch (1999, 2007, 2015), Barbosa (2007), Bueno (2003, 2005, 2007, 2009,2014), Chaparro (1993, 2004, 2009), Torquato (1984, 1986, 2004), among other authors.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12447
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