Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1265
Type: masterThesis
Title: Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
Author(s): Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
Advisor: Becker, Grace Vieira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2008
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Abstract: O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.
The present study is aimed at showing probable influences on the organizational learning practices in order to build up strategies. The study-case was used as the method to demonstrate them. A very traditional southern Ford Car Dealer was the company analyzed. The variable indicators of this study came from the conceptual review about strategy and its evolution process, as well as the organizational learning, focused on standards and practices. The data was retrieved through interviews within the new cars sales department, documents scrutiny and observation. We found that formality and informality are present in the process of building up strategies of the studied Car Dealer, revealing that there are deliberated and emergent strategies. There is also a yearly defined plan aligned with the deliberated strategies of the Car Dealer. The car dealers have little capacity to manipulation due to the high power the car assembling companies posses. Therefore, the emergent strategies are the most consistent ones to survive in the market. The learning practices verified in the sales department were: Group Reflection, study of cases, set-up planning, people management. Benchmarking and strategic alliances did not have their existence proved during the study. The learning influence in order to build up strategies was most evident at management level. The study found that there are learning practices that influence the strategy process development. Organizational Learning was not found in the present study, only individual learning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1265
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000412658-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo420,87 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.