Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12898
Tipo: masterThesis
Título: Clube de ciências e unidade de aprendizagem sobre educação ambiental: contribuições para um pensar ecológico
Autor(es): Lippert, Beatriz Garcia
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Atualmente, o Brasil apresenta uma legislação que regulamenta a necessidade de debater Educação Ambiental nas escolas. No entanto, muitas das práticas realizadas no ensino formal e não formal ainda estão ultrapassadas e são, muitas vezes, superficiais. Nesse contexto, o Clube de Ciências (CC) é um ambiente não formal de ensino e aprendizagem que permite o desenvolvimento de conteúdos relacionados à questão ambiental. A Educação Ambiental (EA) será abordada na presente investigação por meio da ecologia profunda e do Pensar ecológico. Nesse cenário, o objetivo principal do estudo é compreender as contribuições do desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem de EA em um Clube de Ciências para o aperfeiçoamento do Pensamento ecológico dos estudantes. A presente investigação utilizou a unidade de aprendizagem (UA) como um modo de organização e construção curricular baseado no Educar pela Pesquisa. A pesquisa é de caráter qualitativo, e será utilizado o estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa são 11 estudantes de 6.º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular participantes de um Clube de Ciências da PUCRS (Porto Alegre/RS).Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, observação, material produzido pelos alunos, gravação de áudio e diário de campo. O método de análise dos dados utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2011). A partir da realização da ATD, três grandes categorias emergiram: percepções antropocêntricas dos clubistas; pensamento em transição ; e percepções ecocêntricas dos clubistas. Como resultado, foi possível notar por parte dos alunos, normalmente nos primeiros encontros, percepções e ações antropocêntricas, em que o papel do ser humano prevalecia sobre as outras formas de vida. Ao longo dos encontros, foi possível observar o estabelecimento de novas relações pelos educandos a partir de experimentos, debates e questionamentos dos monitores e colegas. Além disso, foi possível identificar tendências ecocêntricas nas falas, nas ações e nos materiais produzidos pelos participantes do CC, principalmente nos últimos encontros. Ao final da investigação, foi possível observar o aperfeiçoamento do Pensamento ecológico dos estudantes, expresso por meio de percepções ecocêntricas, de pensamento integrativo, de visão complexa, de ações sustentáveis, de visão crítica e de autonomia.
Currently, the Brazilian legislation regulates the need to discuss Environmental Education in schools. However, many practices in formal and non-formal education are still outdated and often superficial. In this context, the Science Club is a non-formal teaching and learning environment that allows the development of contents related to environmental issues. Environmental Education will be approached in the present investigation through Deep Ecology and Ecological Thinking. In this scenario, the main objective of the study is to understand the contributions of the development of a Learning Unit of Environmental Education in a Science Club for the improvement of students' Ecological Thinking. The present research used the Learning Unit as a mode of organization and curricular construction based on the "Educate by research" method. The research is qualitative and will use a case study. The research subjects are eleven students of the 6th grade of Elementary School of a private school participating in a Science Club of PUCRS (Porto Alegre / RS).The data collection instruments used were Questionnaires, Observation, Material produced by the students, Audio Recording and Field Diary. The method of data analysis used was Textual Discursive Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2011). As a result of the analysis, three major categories emerged: Anthropocentric perceptions of students, Intermediate steps in the Walk, and Ecocentric perceptions of students. As a result, it was possible to notice in part of the students, usually in the first encounters, anthropocentric perceptions and actions, where the role of the human being prevailed over the other forms of life. Throughout the meetings, it was possible to observe the establishment of new relations by the students from experiments, debates and questionings from monitors and classmates. In addition, it was possible to identify ecocentric tendencies in the speeches, actions and materials produced by the participants, especially in the last classes. At the end of the research it was possible to observe the improvement of students' Ecological Thinking, expressed through ecocentric perceptions, integrative thinking, complex vision, sustainable actions, critical vision and autonomy.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12898
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