Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13050
Tipo: doctoralThesis
Título: A construção de uma visualidade sobre o maranhão a partir de álbuns de vistas (1899-1913)
Autor(es): Silva Filho, José Oliveira da
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: MARANHÃO - FOTOGRAFIAS
MARANHÃO - HISTÓRIA
HISTÓRIA
Resumo: A presente tese trata do processo de construção de uma visualidade sobre o Maranhão a partir de álbuns de vistas elaborados na passagem do século XIX ao XX. Selecionou-se como foco do nosso estudo uma série formada por 316 imagens, de quatro álbuns de vistas, utilizando-se de uma aplicação denominada de meta visualidade elaborada com base na metodologia proposta por Vania Carvalho e Solange Lima (1997). A partir da composição de um circuito social das imagens, destacou-se o contexto de produção das mesmas, objetivando-se demostrar os sentidos e significados presentes nas fotografias, com base na definição de padrões temático-visuais, assim como da análise da narrativa visual presente nos álbuns. Concluiu-se que o conjunto dos álbuns elaboraram uma visualidade sobre o Maranhão, que denota o pensamento progressista e saudosista de um grupo de intelectuais, fotógrafos e editores que, desejosos de manterem-se num lugar de destaque no cenário nacional, evocam imagens do “progresso” e de um passado faustoso de modo a compor uma representação sobre o Estado.
This thesis deals with the process of constructing a visuality about the state of Maranhão from albums of views elaborated between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. We selected as the focus of our study a series formed by 316 images, from four albums of views, using an application called meta-visuality elaborated based on the methodology proposed by Vania Carvalho and Solange Lima (1997). From the elaboration of a social circuit of the images, the context of their production was highlighted, aiming to demonstrate the senses and meanings present in the photographs, based on the definition of thematic-visual patterns, as well as the analysis of the visual narrative present in the albums. We concluded that the whole of albums produced a visuality about the state of Maranhão, which denotes the progressive and nostalgic thinking of a group of intellectuals, photographers and editors, who wish to remain in a prominent place on the national scene, evoke images of the "progress" and of a fortunate past in order to compose a representation about the State.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13050
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