Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1350
Type: masterThesis
Title: Aspectos do metabolismo energético e da reprodução de Hyalella castroi González, Bond- Buckup & Araujo (crustacea, amphipoda, dogielinotidae) mantidos em cultivo experimental sob diferentes dietas
Author(s): Gering, Fernanda Severo
Advisor: Oliveira, Guendalina Turcato
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Issue Date: 2007
Keywords: BIOLOGIA
CRUSTÁCEOS - RIO GRANDE DO SUL
METABOLISMO CELULAR
Abstract: 
Foi comparado o efeito de diferentes dietas no metabolismo energético, níveis de lipoperoxidação e atividade da enzima Na+/K+ATPase de Hyalella castroi assim como sob aspectos reprodutivos. Este crustáceo vive em ambiente límnico no planalto do Rio Grande do Sul, Brasil. Os animais foram coletados durante os meses de outono de 2006 em São José dos Ausentes. Em laboratório, os animais foram mantidos separados por sexo em aquários sob condições controladas e alimentados ad libitum por 21 dias com diferentes dietas, sendo estas isocalóricas. No final do período experimental, os animais foram imediatamente congelados para determinação dos diferentes parâmetros bioquímicos. Parte dos animais foram mantidos nas mesmas condições já citadas, porém em aquários que permitiam o contato entre machos e fêmeas. Para análise de alguns parâmetros reprodutivos (número de pareamentos, número de fêmeas ovígeras e número de juvenis eclodidos). A análise estatística revelou diferença significativa na composição bioquímica ente os sexos e as dietas ao longo do cultivo experimental. As dietas foram capazes de alterar o padrão bioquímico dos animais trazidos de campo e determinaram um alto percentual de sobrevivência ao longo do período de cultivo; contudo, não foram adequadas para permitirem o pleno sucesso reprodutivo principalmente em relação ao número de fêmeas ovígeras, a fertilidade e a qualidade dos ovos. Além disso, ambos os sexos mostraram respostas metabólicas e reprodutivas melhores quando alimentados com a dieta 1, a qual possui maior teor de carboidratos (43. 19g/100g) e menor de proteínas (30. 88g/100g).
URI: http://hdl.handle.net/10923/1350
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000391815-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo345,56 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.