Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/13522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntonello, Ivan-
dc.contributor.authorSchaefer, Bárbara Freiberger-
dc.date.accessioned2018-12-19T11:03:15Z-
dc.date.available2018-12-19T11:03:15Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13522-
dc.description.abstractIntrodução: A entrevista médica é fundamental para a aproximação e reconhecimento do paciente, e o exame físico, habitualmente, aumenta a possibilidade diagnóstica na investigação. O desenvolvimento tecnológico e as imensas possibilidades diagnósticas através dos exames complementares têm levado à ideia de menor importância da anamnese e exame físico. Objetivo: Avaliar o número de ocorrências de diagnósticos etiológicos adequados a partir da Anamnese e Exame Físico, sem exames complementares, realizados por acadêmicos do curso de graduação em Medicina. Metodologia: Estudo exploratório, transversal, com análise quantitativa dos dados, a partir de quatro casos clínicos (dois com anamnese isolada e dois com anamnese mais exame físico) preenchidos pelos alunos como tarefa de ensino aprendizagem da disciplina de Clínica Médica, com 97 acadêmicos de medicina da Escola de Medicina da PUCRS, no ano de 2016 e 2017. Resultados: Os achados evidenciaram que a maior parte dos acadêmicos participantes do estudo eram do sexo feminino 54 (55,7%), predominantemente da raça branca 94 (96,9%), tinham em média 24,1 (+ 2,3) anos, e que acertaram 177 diagnósticos (45,62%) na primeira hipótese. Houve diferença significativa (p<0,001) quando comparado o número de acertos no diagnóstico em casos clínicos com anamnese isolada 108 (55,6%) comparado com aqueles com anamnese mais o exame físico 69 (35,6%). Conclusão: Verificou-se que, para alunos de medicina do quarto ano de graduação da escola médica, os acertos com o primeiro diagnóstico foram mais frequentes e com significância estatística quando eram oferecidos casos clínicos com anamnese isoladamente do que quando se oferecia anamnese mais o exame físico.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The medical interview is fundamental for the approximation and recognition of the patient, and the physical examination usually increases the diagnostic possibility in the investigation. Technological development and immense diagnostic possibilities through complementary examinations have led to the idea of lesser importance of anamnesis and physical examination. Objective: To evaluate the undergraduate medical student's ability to perform a correct clinical diagnosis, from the presentation of clinical cases with information only from anamnesis or anamnesis and clinical examination together, without complementary exams. Methodology: A cross-sectional, exploratory study with quantitative data analysis of four clinical cases (two with isolated anamnesis and two with anamnesis and physical examination) answered by the students as a teaching task of the Medical Clinic discipline, with 97 academics from the School of Medicine of PUCRS from 2016 to 2017. Results: The findings showed that the majority of the students who participated in the study were female (54 subjects - 55.7%), predominantly white (94 - 96.9%), on average of 24.1 (+ 2.3) years old, having correctly determined 177 diagnoses (45.62%) in the first hypothesis. There was a significant difference (p <0.001) when compared the number of correct diagnosis in clinical cases with isolated anamnesis 108 (55.6%) to those with anamnesis and physical examination 69 (35.6%). Conclusion: It was verified that, for the undergraduate medical students of the fourth year from the School of Medicine, the correct answers in the first diagnosis were more frequent and with statistical significance, when clinical cases with isolated anamnesis were offered than when it was offered anamnesis and physical examination.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCLÍNICA MÉDICApt_BR
dc.subjectDIAGNÓSTICO CLÍNICOpt_BR
dc.subjectEXAME FÍSICOpt_BR
dc.subjectMEDICINApt_BR
dc.titleO diagnóstico clínico a partir da anamnese e exame físico para acadêmicos da Faculdade de Medicinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_BARBARA_FREIBERGER_SCHAEFER_COMPLETO.pdfTexto completo1,15 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.