Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13527
Tipo: masterThesis
Título: Eficácia do treinamento de reconhecimento de emoções na qualidade da interação mãe-bebê em mulheres com depressão pós-parto
Autor(es): Renner, Anelise Meurer
Orientador: Arteche, Adriane Xavier
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: PSICOLOGIA DA MULHER
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
RELAÇÃO MÃE-FILHO
EMOÇÕES
INTERVENÇÃO (PSICOLOGIA)
Resumo: A Depressão Pós-Parto (DPP) tem efeitos negativos na saúde da mãe e do bebê e na relação mãe-bebê e os prejuízos nesta relação parecem ser mediadores importantes dos prejuízos no desenvolvimento infantil. Apesar da alta prevalência de DPP no Brasil, não existem protocolos de avaliação e intervenções reconhecidos pelo Serviço Único de Saúde. Buscando contribuir com uma intervenção adaptada às questões culturais brasileiras e a realidade das mães no período pós-parto, foram realizados dois estudos nesta dissertação, sendo um estudo teórico e um estudo empírico. O estudo teórico visou descrever a elaboração de dois protocolos de intervenção e os respectivos materiais necessários para a execução destes: um protocolo de psicoeducação e um protocolo de treinamento de reconhecimento de expressões faciais. A metodologia utilizada seguiu os seguintes passos: (1) revisão da literatura, (2) elaboração da proposta preliminar, (3) análise de psicólogas especialistas, (4) estudo piloto. Os resultados deste estudo são um protocolo de psicoeducação com sete cartilhas sobre as temáticas definidas para serem trabalhadas com as mães, além de um protocolo de treinamento de expressões faciais composto por seis instrumentos para a execução deste. A partir desta construção, o estudo empírico teve como objetivo investigar a efetividade das intervenções, tanto de psicoeducação quanto de treinamento de expressões faciais no implemento da qualidade da relação mãe-bebê. A presente proposta apresenta os dados preliminares do estudo. A amostra foi composta de 14 díades, tendo as mães diagnóstico de DPP pela EPDS (ponto de corte ≥11) e pela SCID. As díades iniciaram a avaliação entre quatro e doze semanas após o parto e foram randomizadas em três condições: psicoeducação, treinamento de expressões faciais e lista de espera. Os resultados apontam efeitos positivos do aumento da acurácia do reconhecimento de faces de raiva do grupo de treinamento, e um efeito positivo nas dimensões maternas de interação proximidade e descontração no grupo de Psicoeducação. Em comparação com a lista de espera, os dois grupos de intervenção apresentaram efeitos positivos, ainda que apenas o grupo Psicoeducação tenha apresentado efeitos significativos no desfecho primário. Assim, os resultados preliminares sugerem a psicoeducação como mais eficaz no aumento qualidade da relação mãe-bebê ao comparada com os outros grupos de intervenção. São necessários futuros estudos com um aumento do tamanho amostral e realização de follow-ups com mais tempo após as sessões para ser possível confirmar os efeitos encontrados.
Postpartum Depression (PPD) has a negative effect on newborns and their mothers, and impairments to the mother-infant relationship seem to be harmful to the child’s development. Despite the high prevalence of PPD in Brazil, there are no evaluation protocols and interventions recognized by the country’s unified health service. In order to contribute to an intervention adapted to Brazilian cultural issues and the reality of Brazilian mothers in the postpartum period, two studies were carried out in this dissertation - a theoretical study and an empirical study. The theoretical study aimed to describe two intervention protocols and the respective materials necessary for their execution: a psychoeducation protocol and a training protocol for facial expression recognition. The methodology applied the following steps: (1) state of the art review, (2) preliminary proposal preparation, (3) specialized psychologists’ analysis, (4) pilot study. The study’s resulted in a psychoeducational protocol composed by seven themed primers defining subjects to be addressed with the mothers, in addition to a facial expression training protocol composed by six instruments. The empirical study’s objective was to investigate the effectiveness of both interventions (the psychoeducation and the facial expression training protocol) in the quality of mother-infant interaction. Preliminary results are described in this study, The sample consisted of 14 dyads in which the mothers were diagnosed with PPD by both the EPDS (cut-off point ≥11) and SCID. Dyads were assessed between four and twelve weeks postpartum and were randomized into three conditions: psychoeducation, facial expression training, and waiting list. The results suggested a significant effects of the training groups in maternal ability to recognize anger faces, and a significant effect of the Psychoeducation group on mother-child interaction (proximity and relaxation dimensions). Compared to the waiting list, the two intervention groups produced positive effects, albeit only the Psychoeducation group had an effect on the target primary outcome. Therefore, results suggest that psychoeducation was more effective in increasing the quality of the mother-infant relationship when compared to the other two groups. Further studies with a larger sample size and longer follow-up period are required to investigate these effects further.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13527
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