Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/13733
Tipo: doctoralThesis
Título: "Nestes termos, pede deferimento": uma etnografia das dinâmicas de intervenção e das práticas da assistência em uma instituição de ensino agrícola, na cidade de Pelotas, RS, Brasil (1923-1990)
Autor(es): Pereira, Fabíola Mattos
Orientador: Müller, Lúcia Helena Alves
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: MENORES - ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRIANÇAS - ASSISTÊNCIA INSTITUCIONAL
INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ETNOGRAFIA
Resumen: “Nestes termos, pede deferimento” é um estudo etnográfico-documental das práticas de intervenções sobre crianças pobres, tomando como ponto de partida o acervo de documentos relativos a uma instituição de ensino agrícola na cidade de Pelotas / RS, com quase cem anos de existência. A expressão, frequentemente encontrada nos documentos estudados, além de inspirar o título da tese, foi reveladora de aspectos mais profundos que cercaram as dinâmicas burocráticas de seleção e inclusão. Procurei investigar, nesses documentos, as vozes que, em interlocução com o Estado, ficaram registradas nos órgãos oficiais, com a intenção de responder “quem foram os alunos e o que buscavam?”. Este estudo teve uma abordagem antropológica, focando sobre aqueles sujeitos que foram tradicionalmente objeto de intervenção estatal – as crianças pobres e suas famílias. Sobre esses sujeitos, incidiram concepções, práticas, estatutos, medidas, regulamentos que independiam de sua vontade, e é sobre tais dinâmicas que este estudo se debruçou, procurando etnografar o cotidiano vivido por meninos e meninas que recorreram ao Visconde da Graça.Fundada como Patronato Agrícola Visconde da Graça na década de 1920, a instituição, ainda em funcionamento, mantém a oferta do internato para jovens que nela desejarem permanecer, desde que observado o perfil estipulado para ingresso, priorizando, tal como em sua fundação, aqueles mais pobres. Ao longo dos anos, a instituição passou por diferentes transformações em sua nomenclatura, de acordo com as políticas estatais e, viu alteradas suas dinâmicas de funcionamento, dentre as quais o internato se insere. Mais que apresentar as transformações daí decorrentes, esta investigação tomou a prática de internamento como objeto de estudo, com a intenção de relativizá-la. Observar as dinâmicas internas e particularidades da prática de internamento, no contexto de uma instituição agrícola, foi o caminho que permitiu perceber outros aspectos que justificaram/justificam o internamento, além da pobreza, do abandono e da vulnerabilidade, sem contudo, deixar de lado a perspectiva que coloca o internamento como estratégia antiga e amplamente utilizada pelos agentes estatais para lidar com o problema das crianças pobres e suas famílias.
"Under which terms grant is requested" is a documental ethnography study of intervention practices about poor children, taking as the starting point the documental collection about an agricultural educational institution located in the municipality of Pelotas/RS, Brazil. The Agricultural Educational Institution is about one hundred years old. The expression frequently found in the studied documents, inspires the thesis title. This expression submits deeper bureaucratic process around the selection and inclusion of the students. I tried to investigate in that documents, the voices that, in dialogue with the public power, was documented in the official agencies, with the intention to answer "Who were the students and what were they searching for?" This investigation had an anthropologic way, focused in the individual who was object standarly of government intervention - the poor children and their families. Over those people concerned conceptions, practices, regulations, decisions and rules that not depended on their will, and is about this dynamic that this research pondered, an ethnography the routine lived by boys and girls that found the Visconde da Graça Educational Institution.Stablished with the Agricultural Patronage Visconde da Graça in the 1920s decade. Nowadays, the Institution works and has boarding school vacancy for young people who wants to live in, but notice the profile stablished to entrance is needed, the first of all, those poorest children as the beginning. Long years go by and the Institution has been going throughout changes as its name, in accordance with government and then changed the working dynamics, and as in the boarding school. Besides the changes in the Educational Institution, this investigation approachs the boarding school as the study object, with the aim of relativize it. Studying the intern dynamics and particularities of boarding school practice in the context of an agricultural Educational Institution, was the way to realize others aspects that could introduce the boarding school over the poverty, of the abandonment and the vulnerability. Without however to leave the perspective that notice the boarding school with the antique strategy and with extensively used for state agents to solve the problem of poor children and their families.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13733
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000491192-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,65 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.