Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/13735
Tipo: masterThesis
Título: Escolas inovadoras e a perspectiva ecológica: entre muros, pontes e trilhas
Autor(es): Alminhana, Clarissa Oliveira
Orientador: De la Fare, Mónica
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE - RESPONSABILIDADE
SUSTENTABILIDADE
ESCOLAS
Resumen: O presente trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Teorias e Culturas em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. O problema de pesquisa pretendeu compreender de que forma as práticas ecológicas estão relacionadas à inovação no campo da educação, de um modo geral e, em particular, nas Escolas pertencentes ao “Mapa de Inovação e Criatividade na Educação Básica” (BRASIL, 2015) em São Paulo/SP. As perguntas específicas são: de que forma essa política pública entende inovação na educação; quais as perspectivas das escolas selecionadas para o Mapa a respeito de suas práticas; como o caráter inovador aponta para a posição dos indexadores “ambientais” como a sustentabilidade e a ecologia. Objetivo geral: investigar como as relações entre inovação educacional e práticas ecológicas são experienciadas nas escolas pertencentes ao Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação localizadas.Os objetivos específicos são: a) descrever como a concepção de inovação é transposta do campo corporativo para o da educação; b) analisar os critérios utilizados pela Comissão Avaliadora do MEC para a seleção das escolas inovadoras e criativas; c) observar as perspectivas das escolas selecionadas sobre suas inovações e como as articulam em seu cotidiano; d) identificar a presença/ausência de uma abordagem ambiental nessas instituições, descrevendo suas particularidades. O marco teórico dialoga com os conceitos de inovação, educação e perspectivas ecológicas tal como emergem na literatura, mas, sobretudo, como são recebidos e ressignificados desde o campo empírico. A metodologia utilizada incluiu análise documental e observação participante. Como cuidados éticos foi utilizada carta de apresentação da pesquisa dirigida à escola e consentimentos verbais das pessoas contatadas, obtidos por telefone. A identidade das escolas e dos interlocutores foi preservada. Resultados: foi possível identificar diferentes relações entre educação, inovação e ecologia nas escolas estudadas. A partir dos temas recorrentes que emergiram da pesquisa empírica, foram geradas nove categorias de análise. Dessas categorias, uma nova divisão em três grandes grupos propõe uma visão integrada a respeito das escolas e suas interações com os temas centrais da pesquisa.
This research integrate the line of research named “Theories and Cultures in Education”, of the Graduate Program in Education of the Pontifícia Universidade Católica of Rio Grande do Sul - PUCRS. The research problem/question aims to understand how ecological practices are related to innovation in education, in a general way and, specifically, in the schools of the "Map of Innovation and Creativity in Basic Education" from the Ministry of Education (BRASIL, 2015) in São Paulo/SP. The specific questions are: how does this public policy understand innovation in education; what are the perspectives of the schools selected for the Map regarding their practices; how does the innovative character point to the position of "environmental" indicators such as sustainability and ecology. The general objective is to investigate how the relationships between educational innovation and ecological practices are experienced in the schools of the Map of Innovation and Creativity in Basic Education in the city of São Paulo/SP.The specific objectives of the research are: a) to describe how the conception of innovation is transposed from the corporate field to that of education; b) analyze the criteria used by the Evaluation Committee of the MEC for the selection of innovative and creative schools; c) to observe the perspectives of the selected schools on their innovations and how they articulate them in their daily life; d) identify the presence/ absence of an environmental approach in these institutions, describing their particularities. The theoretical framework dialogues with the concepts of innovation and education as they emerge in the literature, but, mainly, how they are received and re-signified from the empirical field. The methodology used includes documentary analysis and participant observation. As ethical care, it was used a letter of presentation directed to the school and verbal consent of the people contacted, obtained by telephone. The identity of schools and interlocutors has been preserved. Results: it was possible to identify different relationships between education, innovation and ecology in the schools studied. From the recurrent themes that emerged from empirical research, nine categories of analysis were generated. Of these categories, a new division into three major groups proposes an integrated view of schools and their interactions with the central themes of the research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13735
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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