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dc.contributor.advisorMusse, Soraia Raupp
dc.contributor.authorKnob, Paulo Ricardo
dc.date.accessioned2019-01-25T11:03:13Z-
dc.date.available2019-01-25T11:03:13Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13736-
dc.description.abstractA maioria das técnicas disponíveis hoje em dia para simulação de multidões está focada em uma situação específica, por exemplo, evacuação em eventos perigosos. Poucas técnicas consideram os aspectos culturais e de personalidade presentes em uma sociedade para determinar o comportamento dos agentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo construir um framework capaz de lidar com diferentes teorias culturais e de personalidade como input, traduzindo-as em uma parametrização de grupo, que vai determinar o comportamento de grupos e multidões em ambientes virtuais. Além disso, incluímos no BioCrowds uma resposta de conforto para os agentes, em termos de densidade e características térmicas do ambiente. Os resultados indicam que os mapeamentos culturais / psicológicos parecem promissores, uma vez que os agentes foram capazes de se comportar conforme o esperado. Além disso, os agentes foram capazes de reagir devido ao conforto térmico e de densidade, melhorando sua capacidade de reagir às mudanças do ambiente.pt_BR
dc.description.abstractMost of the techniques available nowadays for crowd simulation are focused on a specific situation, e.g. evacuation in hazardous events. Very few of them consider the cultural and personality aspects present in a society to determine the behavior of agents. Therefore, this work aims to build a framework able to deal with different cultural and personality theories as input, and translate them into a group parametrization, which is going to determine the behavior of groups and crowds in virtual environments. Also, we include in BioCrowds a comfort response for agents, in terms of density and thermal characteristics of the environment. Results indicate that the cultural/psychological mappings seem promising, since agents were able to perform as intended. Additionally, agents were able to react due to thermal and density comfort, improving their ability to react to environmental changes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMPUTAÇÃO GRÁFICApt_BR
dc.subjectSIMULAÇÃO E MODELAGEM EM COMPUTADORESpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.titleSimulating Behavior Diversity in BioCrowdspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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