Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/13861
Tipo: masterThesis
Título: Método para a análise de modelo de negócio na perspectiva de sistema de atividades
Autor(es): Gaspareto, Marina
Orientador: Henriqson, Éder
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO
NEGÓCIOS
MÉTODO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Resumen: As organizações precisam revisar seus Modelos de Negócio (MN) ao longo do tempo para manter-se competitivas. As mudanças tecnológicas e o processo de terceirização tornaram o mercado competitivo mais dinâmico, exigindo que as organizações se reinventem e inovem. As análises em Modelos de Negócio possibilitam refletir sobre a configuração atual, comparar com aquelas adotadas pela concorrência, instanciar MN futuros e, ainda, inovar. A perspectiva de Sistema de Atividades compreende pelo arranjo de atividades que em conjunto constroem a Proposta de Valor da organização. A revisão de literatura evidencia a ausência de um método sistêmico para análise de MN. Portanto, o objetivo desse trabalho é propor um método para analisar Modelos de Negócio a partir da Perspectiva de Sistema de Atividade. O método Design Science Research foi aplicado para propor o artefato, que contou com a análise de quatro empresas, duas duplas de setores distintos, com configurações diferentes. O método proposto conta com três pilares: o primeiro se refere a Análise das Dimensões, o segundo a Representação do Modelo de Negócios; e o terceiro a Análise de Competitividade. A principal contribuição dessa pesquisa ao campo de MN, refere-se ao método prescritivo proposto para análise de Modelo de Negócio na perspectiva de Sistema de Atividade, com embasamento em pesquisas empíricas. Além disso, executivos das organizações e consultores poderão utilizar esse método como instrumento para compreender os Modelos de Negócio atuais, instanciar modelos futuros ou reinventá-los. Além disso, essa análise possui caráter formativo aos estrategistas, pois a revisão estratégica em Modelo desenvolve sua capacidade de visão sistêmica e reflexiva.
Companies need to review their Business Models (BM) over time to remain competitive. Technological changes and outsourcing have made the market even more dynamic, requiring organizations to reinvent themselves and innovate. Business Model analysis allows companies to reflect about their current configurations, compare it with those adopted by competitors, innovate and instantiate future BMs. The Activity System (AS) perspective is an inter-relational array of activities that together build a Value Proposition. The literature review shows the absence of a systemic method for BM analysis. Therefore, the purpose of this paper is to provide a method for BM analysis in AS perspective. Design Science Research was used to propose the method through the analysis of four companies, from two different sectors, with different configurations. The proposed method has three pillars: Dimension Analysis, Business Model Representation and Competitiveness Analysis. The main contribution of this research adds to the field of Business Models, through a prescriptive method for analysis using the perspective of the Activity System, relying on empirical research. Furthermore, executives of organizations and consultants can use this method as a pragmatic instrument to deepen their understanding of Business Models, instantiate future models or reinvent them. Moreover, this analysis process has a formative value to organizational strategists, since the strategic review in BM develops its capability of systemic and reflective vision.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13861
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000491877-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,65 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.