Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1507
Tipo: masterThesis
Título: MIBCIS: método de integração entre o BSC, CMMI E Six Sigma utilizando GQM no suporte a definição de métricas
Autor(es): Covatti, Andressa
Orientador: Audy, Jorge Luis Nicolas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
SOFTWARE - CONTROLE DE QUALIDADE
Resumo: A área de qualidade de software tem apresentado diversos estudos e pesquisas em diferentes frentes, seja em nível de produto ou de processo. Existem várias iniciativas na área de melhoria de processos de software, que muitas vezes podem ser conflitantes em uma mesma organização. Observando alguns dos modelos e metodologias existentes no mercado, o modelo CMMI e a metodologia Six Sigma se destacam por serem complementares, enquanto o CMMI tem foco na organização e na gestão por processos. O Six Sigma tem o foco no cliente e nos resultados financeiros. Ambos destacam a importância dos dados gerados para a tomada de decisões, quando estes são implementados de forma alinhada ao Balanced Scorecard, o programa de melhorias passa a atender também os objetivos estratégicos da organização. Esse estudo apresenta um método de integração entre o BSC, CMMI e Six Sigma sugerindo ainda a utilização do GQM para definição de métricas.
The software quality area has presented various studies and surveys in different fronts, either about products or processes. There are many initiatives in the area of software process improvement, which might be more than often conflicting in an organization. If we observe some of the existing models and methodologies in the market, the CMMI Model and the Six Sigma Methodology stand head and shoulders above the rest for being complementary. While CMMI focuses on organization and on process management and Six Sigma has its focus on the client and on the financial results, both highlight the importance of the data produced for decision making. This study presents a method for the integrated implementation of the CMMI Model and the Six Sigma Methodology for programs of process improvement, having as a backup measurement and assessment techniques such as the Balanced Scorecard (BSC) and the Goal-Question-Metric (GQM).
URI: http://hdl.handle.net/10923/1507
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000416682-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.