Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/15194
Type: masterThesis
Title: As narrativas de mudança no contexto da economia compartilhada
Author(s): Lazzari, Aline de Geroni Roncato
Advisor: Petrini, Maira de Cássia
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Issue Date: 2019
Keywords: ECONOMIA - ASPECTOS SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ECONOMIA COMPARTILHADA
MUDANÇA SOCIAL
Abstract: A economia compartilhada é um fenômeno emergente. A partir da entrada de novos players no mercado, como Uber, Airbnb e Zipcar, mais estudos são realizados com a intenção de compreender esta que é tida como uma nova economia. Ao realizar a revisão da literatura referente ao tema, identifica-se que não há um consenso por parte dos autores quanto a origens e enquadramento da economia compartilhada. Verifica-se que existe uma controvérsia desta nova economia vinculada a inovação social e ambiental ou a aspectos financeiros e econômicos gerando duas grandes perspectivas de argumentação nos estudos. Considerando a perspectiva de alguns autores, que apresentam a possibilidade do entendimento da economia compartilhada como uma perspectiva social, e entendendo que as narrativas são utilizadas na construção do social, buscamos compreender o papel destas narrativas nos processos de transformação e mudança social. Esta dissertação, teve por objetivo analisar as narrativas de mudanças no contexto da economia compartilhada, e desta forma verificamos a aproximação da economia compartilhada com a perspectiva social. A coleta de dados foi por meio de análise documental de relatórios emitidos por órgãos reconhecidos, netnografia de iniciativas da economia compartilhada, observação participante de evento e entrevistas com gestores das plataformas e usuários. Concluímos que a economia compartilhada apresenta diferentes narrativas conforme o posicionamento quando aos fins lucrativos da iniciativa. Iniciativas com fins lucrativos, apresentaram como macro-narrativas “oportunidade econômica”, “experiência” e “necessidade de regulamentação específica”.As iniciativas sem fins lucrativos, apresentaram como macro-narrativas “senso de comunidade”, “equidade” e “transformação”. Ainda, foram identificadas macro-narrativas que ficaram na intersecção dos dois enquadramentos, sendo “colaboratividade e conveniência” e “sustentabilidade”. A partir deste estudo, identificamos ainda o contexto, os atores e enredo destas narrativas, bem como o papel das narrativas de mudanças. Foi possível verificar que a economia compartilhada proporcionou algumas mudanças socias como a forma de acesso a produtos e serviços, e a forma de relacionamento entre pares. Ainda, a forma de acesso a renda através das plataformas com fins lucrativos e no caso específico das iniciativas sem fins lucrativos o senso de comunidade gerado. Este estudo contribui com o melhor entendimento do fenômeno economia compartilhada e seus potenciais impactos sociais positivos.
Sharing economy is an emerging phenomenon. From the entry of new players in the market such as Uber, Airbnb and Zipcar, further studies are carried out with the intention of understanding this which is considered as a new economy. Reviewing the literature on the subject, there is no consensus on the part of the authors regarding the origins and framing of the sharing economy. It is verified a controversy of this new economy linked to social and environmental innovation or to financial and economic aspects generating two great perspectives of argumentation in the studies. Considering the perspective of some authors, who present the possibility of understanding the sharing economy as a social perspective, and understand that the narratives are used in the construction of the social, we seek to understand the role of these narratives in the processes of transformation and social change. The purpose of this dissertation was to analyze the narratives of changes in the context of the sharing economy, and in this way we verified the approximation of the sharing economy with the social perspective. Data collection was through analysis of reports issued by recognized bodies, netnography of sharing economy initiatives, participant observation of events and interviews with managers and users of platforms. We conclude that the sharing economy presents different narratives according to the positioning when for the profit of the initiative. For-profit initiatives presented as macro-narratives "economic opportunity", "experience" and "need for specific regulation".The non-profit initiatives presented as macro-narratives "sense of community", "equity" and "transformation". Also, macro-narratives were identified that were at the intersection of the two frameworks, being "collaborative and convenience" and "sustainability". From this study, we also identify the context, actors, plot and the role of these narratives of change. It was possible to verify that the sharing economy provided some social changes as the form of access to products and services and the form of relationship between peers. Also, the form of access to income through for-profit platforms and in the specific case of non-profit initiatives the sense of community generated. This study contributes to a better understanding of the sharing economy phenomenon and its potential positive social impacts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15194
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