Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15258
Tipo: masterThesis
Título: Aspirações educacionais e profissionais: um estudo sobre a adaptação de preferências
Autor(es): Uranga, Paulo Ricardo Ricco
Orientador: Bagolin, Izete Pengo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: PRÁTICA PROFISSIONAL
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Resumen: Este trabalho tem por objetivo encontrar os condicionantes das aspirações educacionais e profissionais de estudantes de escolas estaduais e privadas de Porto Alegre, utilizando a baixa autoeficácia como um intermediário para a adaptação de suas preferências. O desejo pessoal pode ser determinante para a felicidade. As maiores aspirações podem levar o indivíduo a uma frustração das expectativas futuras que o faz reduzir seu nível aspiracional. Os estudantes frequentemente são levados a se sentirem mais – ou menos – eficazes em relação as suas capacidades acadêmicas e profissionais, esse aspecto psicológico é determinante para moldar suas aspirações. Foram coletadas informações através de um questionário aplicado em 3.723 alunos (amostra de 3.714) de 32 escolas estaduais e privadas de Porto Alegre, contendo questões relativas as suas preferências educacionais e profissionais, como também relativas à família e o perfil socioeconômico dos alunos. Foram estimados modelos probit para as aspirações e para recortes de etapas de ensino, dependência administrativa e de critérios socioeconômicos. Encontrou-se evidências da adaptação de preferências. Sendo que os que sofrem com mais privações têm menor chance de aspirar a níveis mais altos, e a falta de autoeficácia acadêmica se mostrou uma barreira para os desejos por mais educação e status ocupacional mais elevado. Os resultados também apontaram altos efeitos marginais para a valorização do ensino para conseguir o emprego que deseja e se sentir capaz de entrar na faculdade, o que sugere que sejam bons alvos de política pública para a liberação das preferências adaptadas.
This study aims to find the constraints of the educational and professional aspirations of students from state and private schools in Porto Alegre, using low self - efficacy as an intermediary for the adaptation of their preferences. Personal desire can be determinant for happiness. The greatest aspirations can lead the individual to a frustration of future expectations which motivate aspirational level reduction. Students are often induced to feel more - or less - effective in their academic and professional abilities, this psychological aspect is decisive for shaping their aspirations. Information was collected through a questionnaire applied to 3,723 students (sample of 3,714) from 32 state and private schools in Porto Alegre, including questions related to their educational and professional preferences, as well as to the family and the socioeconomic profile of the students. Probit models were estimated for the aspirations and for sample cutouts in teaching stages, administrative dependence and socioeconomic criteria. Evidences for adapting preferences were found. Those who suffer the most deprivation have a lower chance of aspiring to higher levels, and the lack of academic self-efficacy has proved to be a barrier to desires of more education and higher occupational status. The results also indicated to high marginal effects for the valorization of education to get the job they want and feel able to enter in a college, which suggests that they are good public policy targets for the release of adapted preferences.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15258
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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